99. Um carro faz uma curva para a direita em uma estrada horizontal. Determine se a reação normal sob a roda traseira direita é aumentada ou diminuída como resultado do efeito giroscópicos das rodas em precessão.

Passo 1

Primeiramente vamos fazer a representação esquemáticas das forças que estão agindo nas rodas do nosso carro, considerando a vista que seja mais apropriada para nossa análise.

Passo 2

Da figura acima no P a s s o   1 , tiramos que o efeito giroscópico das rodas em precessão para que o nosso carrinho faça a curva à direita, contribui para o aumento significativo da força de reação sob a roda traseira esquerda. É aí que vem nossa pergunta. O que deve acontecer para compensar esse aumento na roda traseira esquerda, de forma que o sistema possa retornar a condição em que estava inicialmente? Isso mesmo que você está pensando! A reação sob a roda traseira dianteira, consequentemente, deve diminuir.

Resposta

A reação normal sob a roda traseira direita é diminuída.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Inicialmente, a roda A gira no sentido horário com uma velocidade anular constante de ω = 100 rad/s. Se A é colocada em contato com B, que é mantida fixa, determine o número de revoluções antes que a
A barra fina uniforme tem uma massa de 9 kg. Se a mola está distendida quando θ = 0°, determine a intensidade da força reativa exercida sobre a barra pelo pino A quando θ = 45°, se, nesse instante, ω
O disco tem uma massa de 20 kg e está originalmente girando na extremidade da escora com uma velocidade angular ω = 60 rad/s. Se ele é, então, colocado contra a parede, onde o coeficiente de atrito ci
A barra tem uma massa m e um comprimento l. Se ela é solta do repouso da posição θ = 30°, determine sua aceleração angular e as componentes verticais e horizontais da reação no pino O.
Se o apoio em B é subitamente removido, determine as componentes vertical e horizontal iniciais da reação que o pino A exerce sobre a barra ACB. Os segmentos AC e CB têm, cada um, uma massa de 5 kg.