Enunciado
Mecânica e Resistência dos Materiais - Mecânica para Engenharia: Estática Volume 1 - 6ª Edição - James L. Meriam, L. Glenn Kraige- Ed: 6º - Capítulo 7.5 - Ex. 75
75- A barra , que tem uma massa de e centro de massa em , é articulada em torno de sua extremidade e balança no plano vertical sob a restrição do contrapeso de . Escreva a expressão para a energia potencial total do sistema, fazendo quando até . A partir do gráfico dos resultados, determine a posição, ou posições, de equilíbrio e a estabilidade do equilíbrio em cada posição.
Passo 1
Quando aumenta a massa de sobe de posição, então isso nos dá a analise de apensas duas energias a do trabalho da massa de e a energia potencial da barra. E agora olhando como o sistema se comporta da seguinte forma.
A energia potencial gravitacional da barra pode simplesmente ser calculada ao se rebater a altura da barra no eixo vertical, de forma que achemos sua altura em função de , logo a altura da barra será:
Logo a energia potencial gravitacional será:
É negativo a energia pois ele encontra-se abaixo da sua base.
Passo 2
Agora para calcular o trabalho nós devemos notar que quando o valor de , logo o bloco sobe a medida que aumenta de forma que o trabalho do bloco será calculado de forma que:
Para calcular foram traçados na figura retas coloridas dentro do triângulo formados entre o cabo de tração do bloco e a barra , tal que temos o triângulo retângulo formado entre a hipotenusa e o catetos formados entre as retas verde e laranja:
Logo o tamanho da reta laranja será:
Passo 3
Agora podemos calcular o valor de ao fazer Pitágoras.
Agora abrindo :
Pela fórmula trigonométrica do arco metade temos que:
Logo será:
Então a equação do trabalho será de:
O que faz com que a equação geral do sistema seja:
Resposta
Plotando o gráfico de estabilidade desse sistema nós encontramos:
Nós encontramos como ângulos de estabilidade os ângulo e . E como a concavidade para está para cima essa posição será estável, e como a concavidade em está para baixo o sistema será instável.