Enunciado

Uma ciclista aplica uma força de 40   N na alavanca de freio de sua bicicleta, conforme mostrado. Determine a tensão correspondente T transmitida ao cabo do freio. Despreze o atrito no pivô O.

Passo 1

Fala galera! Tudo certo? Vamos dividir a resolução em algumas etapas, beleza? Prometo que vai ser bem rapidinho!

O enunciado nos pede para determinar a tensão T transmitida ao cabo devido à força de 40   N aplicada pela ciclista.

Então bora lá! Esse aqui é bem tranquilo. Como o ponto O é um ponto de rotação, podemos utilizar a equação de equilíbrio do momento para resolver nosso problema.

Para os nossos cálculos, vamos adotar que as forças são positivas quando estiverem nos sentidos positivos dos eixos (apontando para a direita em x e para cima em y ). Já os momentos serão considerados positivos quando estiverem no sentido anti-horário e negativos no sentido horário.

∑ M O = 0

T * 22 - 40 * 88 = 0

T = 40 * 88 22  

T = 160   N

Sim, só isso! Olha que sonho hehehe

Partiu pra próxima!

HYPERLINK "https://emojiterra.com/pt/rosto-piscando/"

Resposta

T = 160   N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Para a estrutura e carregamento mostrados na figura, determine as reações A e E quando (a) α = 30 ° e (b) α = 45 ° .
A alavanca AB é articulada em C e presa ao cabo de controle em A. Se a alavanca é sujeita a uma força horizontal de 500 N em B, determine ( a ) a tração no cabo, ( b ) a reação em C.
A barra AB, articulada em A e presa em B ao cabo BD, suporta as cargas mostradas nas figuras. Sabendo que d = 200m m , determine ( a ) a tração no cabo BD, ( b ) a reação em A.
Para cada uma das placas e carregamentos mostrados nas figuras, determine as reações em A e B.
A barra AB, articulada em A e presa em B ao cabo BD, suporta as cargas mostradas nas figuras. Sabendo que d = 15 0m m , determine ( a ) a tração no cabo BD, ( b ) a reação em A.