Enunciado

Determine o ângulo theta entre a força e a linha O A .

Passo 1

Queremos a relação entre o vetor força e a linha O A , faremos através dos seus vetores unitários, para isso, vamos encontrar o vetor unitário u_O A que determina a direção e o sentido da linha, usaremos a relação de catetos e hipotenusa já que a informação nos é dada através de um triângulo, assim:

u_O A = (12)/(13) i + (5)/(13) j

Já o vetor unitário de F é bem simples já que ela está no eixo y :

u_F = j

Passo 2

Podemos então encontrar o ângulo theta pedido, pela relação:

theta = cos^(- 1) (u_O A * u_F)

theta = cos^(- 1) (((12)/(13) i + (5)/(13) j) * (j))

Sabendo que no produto escalar de dois vetores multiplicam-se suas componentes x , y e z correspondentes e somam-se esses produtos:

theta = cos^(- 1) (((5)/(13)) * (1))

theta = 67,4 °

Resposta

theta = 67,4 °

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Se a força resultante que atua sobre o suporte é F R = - 300 i + 650 j + 250 kN , determine a intensidade e os ângulos de direção coordenados de F .
O mastro está submetido às três forças mostradas. Determine os ângulos de direção coordenados α 1 , β 1 , γ 1 de F 1 , de modo que a força resultante que atua no mastro seja F R = 350 iN .
A engrenagem está submetida às duas forças caudadas pelo contato com outras engrenagens. Determine a resultante das duas forças e expresse o resultado como um vetor cartesiano.
Se a força resultante que atua sobre o gancho é F R = 200 i + 800 j + 150 k N, determine a intensidade e os ângulos de direção coordenados de F .
Se a força resultante que atua sobre o suporte precisa ser F R = 800 jN , determine a intensidade e os ângulos de direção coordenados de F .