Enunciado
Mecânica e Resistência dos Materiais - Mecânica para Engenharia Estática - 14ª Edição - Russel C. Hibbeler- Ed: 14º - Capítulo 5.Problemas Fundamentais - Ex. 11
Determine a força desenvolvida nas cordas e as reações da junta esférica sobre o bloco.
Passo 1
Em toda questão de mecânica geral nós sempre devemos desenhar o diagrama de corpo livre da situação para entendermos quais são as forças e componentes envolvidas. Temos nessa situação as reações de apoio dos mancais em e as duas forças que são aplicadas na barra.
Passo 2
Vamos calcular o momento em relação ao eixo . Para a situação de equilíbrio do sistema, o somatório do momento em relação a um ponto é igual a zero. Assumindo o sentido anti-horário como positivo, temos:
Passo 3
Vamos também olhar o momento em relação ao eixo . Para a situação de equilíbrio do sistema, o somatório do momento em relação a um ponto é igual a zero. Assumindo o sentido anti-horário como positivo, temos:
Passo 4
Por último, vamos também olhar o momento em relação ao eixo . Para a situação de equilíbrio do sistema, o somatório do momento em relação a um ponto é igual a zero. Assumindo o sentido anti-horário como positivo, temos:
Passo 5
Feita as análises para os momentos, vamos agora analisar o somatório em cada uma das coordenadas. Sabemos que o somatório das forças em , para um sistema em equilíbrio é zero. Assim:
O somatório das forças em , para um sistema em equilíbrio é zero. Logo,
Passo 6
Por último, vamos analisar as forças no eixo . O somatório de forças, em um sistema em equilíbrio, deve ser igual a zero. Portanto, Assumindo a direção para cima como positiva, temos:
Resposta
A força desenvolvida nas cordas e as reações da junta esférica são: