Determine a força P necessária para manter o peso de 60   N em equilíbrio.

Passo 1

Fala, galera. Beleza? Bora para mais um exercício de Mecânica. Para determinarmos a força P para manter o sistema em equilíbrio, devemos começar esboçando o D C L da polia livre.

Como uma das cordas está passando pelo centro da polia maior e sobe em direção a outra polia menor, a tensão na corda precisa ser a mesma em todos os pontos. Logo o DCL vai ser assim:

Como podemos ver, temos a força P na esquerda da primeira polia fixa, como a força com que a corda é puxada. Essa força vai aparecer em todos os pontos da corda, causando essa configuração de forças que a gente vê.

Passo 2

Em seguida, vamos esboçar as trações das duas polias menores através do DCL. Fica assim:

Com isso, podemos determinar a força P através das equações de equilíbrio. Pelo somatório das forças em y , temos:

∑ F y = 0 3 P - 60 = 0 P = 20   N

Opa, é isso, galera. Bora praticar mais!!!

Resposta

P = 20   N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

3.37. O peso de 5k g é suportado pela corda AC, pelo rolete, e por uma mola que possui uma rigidez de k = 2000 N m e um comprimento não deformado de 300 mm. Determine a distância d até onde o peso est
3.40. A mola tem uma rigidez k = 800 N m e um comprimento não deformado de 200m m . Determine a força nos cabo BC e BD quando a mola é mantida na posição mostrada.
3.41. Um cabo continuo de comprimento total 4m é passado ao redor das pequenas polias em A, B, C e D. Se cada corda está alongada em 300m m , determine a massa m de cada bloco. Despreze o peso das pol
3.26. Determine as trações desenvolvidas nos fios CD, CB e BA e o ângulo θ necessário para o equilíbrio do cilindro E de 15k g e do cilindro F de 30k g .
3.27. Se o cilindro E pesa 150N e θ = 15 ° , determine o peso do cilindro F.