Um dispositivo simples de acionamento por atrito consiste em dois discos, e . Inicialmente, o disco tem uma velocidade angular de e o disco encontra-se em repouso. Sabe-se que o disco chegará livremente ao repouso em . Entretanto, em vez de esperar até que ambos os discos estejam em repouso para pô-los em contato, uma aceleração angular constante de é aplicada ao disco no sentido anti-horário. Determine em que instante os discos podem se postos em contato para não haver deslizamento, a velocidade angular de cada disco quando o contato é estabelecido.
Passo 1
Fala aí, galera. Tudo certo? Bora fazer mais questões. Sabemos a velocidade angular inicial do disco e do disco . Logo, vamos utilizar a relação para movimento circular uniformemente variável, temos que a aceleração angular no instante é dada por:
Vamos passar as velocidades de para . Com isso, temos:
Com isso, vamos determinar este instante em que os discos podem se postos em contato para não haver deslizamento. Vamos utilizar a mesma relação. Para :
Para :
Logo:
Passo 2
Agora, para encontrarmos a aceleração do disco vamos usar a seguinte relação:
Passo 3
E para encontrarmos a velocidade angular de cada disco quando o contato é estabelecido vamos utilizar o instante que encontramos no passo anterior, assim, temos que a velocidade angular de vai ser:
E a velocidade de :
Isso é tudo, pessoal. Bora praticar mais!