Dois carros idênticos e estão em repouso em um pátio portuário de carga com os freios livres. Um carro , de estilo um pouco diferente, mas de mesma massa, foi empurrado por estivadores e bate no carro com uma velocidade de . Sabendo que o coeficiente de restituição é de entre e e de entre e , determine a velocidade de cada carro após a ocorrência de todas as colisões.
Passo 1
Fala aí, galerinha do Responde aí. Beleza? Bora pra mais uma questão de dinâmica. Neste problema temos que determinar as velocidades de cada carro após todas as colisões. Primerio, o enunciado nos diz que os carros têm a mesma massa, portanto:
Com isso, vamos analisar cada colisão. A primeira, é a colisão do carro com o carro , portanto, vamos encontrar as velocidades finais de cada carro após esta colisão. Para isso, vamos utilizar, primeiro, a conservação da quantidade de movimento, temos:
Como o carro está inicialmente em repouso:
Em seguida, vamos utilizar a relação do coeficiente de restituição a fim de encontrarmos uma segunda equação para o sistema. Temos:
Opa, galera temos um sistema linear de duas equações e duas incógnitas. Assim, resolvendo o sisteminha encontramos:
Opa, encontramos a velocidade final de .
Passo 2
Agora, vamos analisar a segunda colisão, entre o carro e o carro .
Vamos utilizar a relação da conservação da quantidade de movimento, lembrando que o carro está em repouso e o carro tem a velocidade inical igual a velocidade final que encontramos na colisão anterior, ou seja, . Logo:
Substituindo:
E então, pela relação do coeficiente de restituição, temos:
Resolvendo o sistema, temos:
É isso, galera. Bora zerar esse livro!