Uma força mantém a caixa de em equilíbrio. Determine as coordenadas do ponto se a tração nos cabos e é de em cada um.
Passo 1
Fala!
Para determinar as coordenadas do ponto , o que deve ser feito primeiramente é o diagrama de corpo livre no qual serão representadas as forças envolvidas. Então, vamos fazer uma mudança e usar o ponto como origem do nosso eixo de coordenadas. (aqui é para facilitar as contas, tá? 😉)
Podemos perceber que o ponto está mais alto do que o ponto , tal que a distância entre eles no eixo será a altura do ponto menos a altura de :
A mesma coisa se aplica a distância entre o ponto e (visto que e estão na mesma altura). A seguinte figura mostra essa informação destacada em azul, no sistema de coordenadas antigo:
Em seguida, o equilíbrio de forças deve ser analisado nas três dimensões , pelo fato de as forças estarem atuando em todos esses três sentidos.
Assim, será possível escrever as equações de equilíbrio e representar algumas das forças em função das coordenadas a serem determinadas.
Tem-se que a caixa exerce uma força peso para baixo que tem intensidade de .
Bora!
Passo 2
É possível denotarmos o peso na forma vetorial. Tem-se que a caixa exerce uma força peso para baixo que tem intensidade de . De forma vetorial nós temos:
Também é possível denotar as forças , e na forma vetorial. O que a gente precisa fazer é achar um vetor unitário na direção e sentido da força, e multiplicar a intensidade da nossa força por ele.
Percebe que para a AB, um vetor no sentido da força seria o que sai de A e vai para B. Podemos acha-lo pela diferença entre essas coordenadas desses pontos. Fazendo final menos inicial:
Repara que usamos o novo sistema de coordenadas. Aí para achar o vetor unitário só dividir esse cara pelo módulo dele. Nossa força em forma vetorial fica:
Assim:
Podemos fazer algo parecido para :
Tal que:
Como está paralelo a , já podemos escrever:
Passo 3
O equilíbrio requer quer que o somatório de forças em cada dimensão seja nulo, ou seja:
Adotando o sentido dos eixos mostrado no desenho do enunciado:
No entanto, rearrumando as equações e :
E:
Passo 4
Se a gente dividir a equação 3 pela 4, podemos escrever a seguinte relação:
Se dividirmos tudo por e isolarmos a variável :
Esse valor de pode ser substituído na equação , tal que teremos:
Ou seja:
Elevando ambos os lados da equação ao quadrado:
Logo:
Resolvendo e escolhendo a solução postiva (já que é uma distância):
E, então, voltando para a equação para substituirmos o valor de :