Um lenhador deseja fazer o tronco da árvore cair para cima do morro, apesar do tronco estar inclinado para baixo. Com a ajuda do guincho W , qual será a força trativa T necessária no cabo? O tronco de 600   k g tem centro de massa em G . O corte em O é suficientemente profundo, de modo que o momento de reação nesse ponto é desprezível.

Passo 1

Pela figura, vemos que a força peso atuando em G (vertical) faz um ângulo de 5 ° com a linha do tronco. Então, o momento M O G do peso em relação ao ponto O ocorre no sentido anti-horário (positivo) e é dado pela fórmula:

M O G = F r   s e n   α

M O G = 600 9,81   4   s e n   5 °

M O G = 2052   N ∙ m

Passo 2

Analogamente, obtemos a expressão do momento M O T da força T em torno de O , que ocorre no sentido horário (negativo). Pela geometria da figura, a força trativa T faz um ângulo de 75 ° com a linha do tronco:

M O T = - T   4 + 1,3   s e n   75 °

M O T = - 5,1194   T

Lembre-se sempre de padronizar as unidades. Aqui estamos usando somente newtons e metros.

Passo 3

Por fim escrevemos a equação de equilíbrio de momentos, onde a soma de todos os momentos em torno de O deve ser nula:

∑ M O = 0

M O G + M O T = 0

2052 - 5,1194   T = 0

T = 401   N

Resposta

T = 401   N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine a força trativa T no parafuso tensor do sistema polia-cabio em termos da massa m do corpo que ele sustenta. Despreze a massa das polias e do cabo.
Alguns elementos do sistema de fazer gelo de um refrigerador estão mostrados na figura. (Um “cubo” tem a forma de um segmento cilíndrico!) Uma vez que o cubo congela e um pequeno aquecedor (não mostra
A polia A transfere um torque constante de 100Nm para uma bomba por intermédio de seu eixo em C . A força trativa no lado de baixo da correia vale 600N . O motor B tem uma massa de 100k g e gira no se
O homem empurra o cortador de grama a uma velocidade constante, com uma força P que é paralela ao plano inclinado. A massa do cortador, com o saco de grama preso a ele, é de 50k g e tem centro de mass
Se o bloco de 5k g é suspenso pela polia B e a curvatura da corda é d = 0,15m , determine a força na corda ABC. Despreze a dimensão da polia.