Enunciado

Para levantar o mastro O C , uma armação leve O A B é presa ao mastro e uma força trativa de 3,2   k N é aplicada ao cabo de sustentação pelo guincho em D . Calcule o momento M O desta força trativa em relação à dobradiça no ponto O .

Passo 1

A distância d da linha de ação da força de 3,2   k N até o ponto O é representada em vermelho na figura a seguir:

Assim, pela geometria dos triângulos, temos:

d = 3   m   s e n   40 °

Logo, o momento da força em relação a O , no sentido anti-horário (positivo), será dado por:

M O = F d

M O = 3,2 10 3   N   3   m   s e n   40 °

M O = 6170   N ∙ m

Resposta

M O = 6170   N ∙ m (sentido anti-horário)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A região do pé está sujeita à contração dos dois músculos plantarflexor. Determine o momento de cada força em relação ao ponto de contato A no chão.
A força de 70N age no final do tubo B . Determine ( a ) o momento dessa força em relação ao ponto A e ( b ) a intensidade e a direção de uma força horizontal, aplicada em C , que produz o mesmo moment
A lança do elevador é estendida até a posição mostrada. Se o operário pesa 800N ( ≈ 80k g ) , determine o momento dessa força em relação à conexão em A .
Sabe-se que é necessária uma força com um momento de 960 N ⋅ m em relação a D para endireitar o mourão CD. Se d=2,8 m, determine a tração que deve ser desenvolvida no cabo do guincho A B para criar o
A força de 300 N é aplicada em A como mostrado na figura. Determine (a) o momento da força de 300 N sobre D, (b) a menor força aplicada em B que cria o mesmo momento em D.