Uma matriz está sendo usada para fazer uma rosca em uma barra. Se forças de 60   N são aplicadas como mostrado, determine o módulo F das forças iguais exercidas na barra de 6   m m de diâmetro por cada uma das quatro superfícies, de forma que seu efeito externo sobre a barra seja equivalente ao das duas forças de 60   N .

Passo 1

Primeiro, vamos desenhar as forças de módulo F exercidas na barra de 6   m m de diâmetro:

Note que são dois pares de forças de igual módulo e direção, mas sentidos opostos, ou seja, dois binários de mesmo módulo. Então, o momento total é:

M = 2   F d

M = 2   F ( 0,006 )

M = 0,012   F

Passo 2

Por outro lado, o binário M das forças de 60   N é calculado assim:

M = 60   N   0,120 + 0,120   m

M = 14,4   N ∙ m

Sendo assim, temos:

0,012   F = 14,4

F = 1200   N

Resposta

F = 1200   N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Substitua o carregamento do sistema por uma força e momento de binário resultante equivalente agindo no ponto A .
Substitua o carregamento do sistema por uma força e momento de binário resultante equivalente agindo no ponto A .
Substitua o sistema de forças que age sobre o poste por uma força resultante equivalente e especifique onde a linha de ação da resultante intercepta o membro A B medida a partir do ponto A .
Substitua o sistema de forças e os binários que agem sobre a estrutura por uma força resultante equivalente e especifique sua posição ao longo de A B medida a partir do ponto A .
Os pesos dos vários componentes do caminhão são mostrados. Substitua esse sistema de forças por uma força resultante equivalente e especifique sua posição medida a partir do ponto B .