1. Por meio de um mecanismo de cremalheira e pinhão, grandes forças podem ser desenvolvidas pelo saca rolhas mostrado. Se o raio médio das engrenagens do pinhão vale 12   m m , determine a força R que é exercida sobre a rolha para as forças dadas, P , nas manoplas.

Passo 1

Vamos representar o sistema da seguinte forma.

Onde as duas forças P se pressionadas com a mesma intensidade tendem a fazer com que as duas engrenagens tendam a subir contribuindo com um trabalho virtual total igual a:

δ U P = 2 P × 0.07 δ θ = 0.14 P

E a força de ação R contribui com R / 2 para as duas engrenagens para que elas façam caminho contrário ao estipulado no desenho, tendo o seu trabalho virtual calculado da seguinte forma:

δ U R =   - R × 0.012 δ θ

Passo 2

Calculando a somatória dos trabalhos virtuais do mecanismo nós teremos:

δ U = δ U P + δ U R = 0

0.14 P δ θ - 0.012 R δ θ = 0

Cortando δ θ temos:

R = 11.67 P

Resposta

R = 11.67 P

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Resolva o problema 10.39 considerando que P=350 N , l = 250m m e K = 12,5N ⋅ m / r a d . Obtenha as respostas para cada um dos seguintes quadrantes: 0θ90 ° ,27 0 °θ36 0 ° , 36 0 °θ45 0 ° .
A posição da manivela ABC é controlada pelo cilindro hidráulico BD. Para o carregamento mostrado na figura, determine a força exercidad pelo cilindro hidráulico no pino B, sabendo que θ = 65 ° .
A posição da manivela ABC é controlada pelo cilindro hidráulico CD. Para o carregamento mostrado na figura, determine a força exercida pelo cilindro hidráulico no pino C quando θ = 55 ° .
A posição da manivela ABC é controlada pelo cilindro hidráulico CD. Determine o ângulo θ sabendo que o cilindro hidráulico exerce uma força de 15 k N no pino C.
O braço telescópico ABC é usado para prover uma plataforma elevada para operários construção. Juntos, operários e a plataforma têm um peso de 2250N , e seu centro de gravidade está localizado diretame