Se a mola exerce uma força de sobre o bloco determine o torque necessário para girar o eixo. O coeficiente de atrito estático em todas as superfícies de contato é .
Passo 1
Nessa questão temos um mancal de escora, onde precisamos encontrar o torque necessário para superar a força de atrito. O mancal de escora no eixo mostrado abaixo está sujeito a uma força axial e tem uma área total do mancal ou de contato . Desde que o mancal seja novo e uniformemente apoiado, então a pressão normla sobre o mancal será distribuído uniformemente sobre essa área. Como , então , medido como uma força por unidade de área é .
O momento necessário para causar iminência de rotação do eixo ser determinado a partir do equilíbrio de momento em relação ao eixo . Um elemento diferencial de área está sujeito a uma força normal e uma força de atrito associada,
A força normal não cria um momento em relação ao eixo do eixo motor; porém a força de atrito cria; a saber, . A integração é necessária para calcular o momento aplicado necessário para superar todas as forças de atrito. Portanto, para iminência de movimento rotacional,
Substituindo por e e integrando sobre a a´rea inteira do mancal, temos:
Passo 2
Vamos agora aplicar os valores da questão na equação encontrada acima! Temos que e , e . Como é requerida para superara a força de atrito das duas superfícies de contato, temos:
Resposta
O torque necessário para girar o eixo é: