Enunciado
Física - Mecânica para Engenharia: Dinâmica Volume 2 - 6ª Edição - James L. Meriam, L. Glenn Kraige- Ed: 6º - Capítulo 8.3 - Ex. 56
56. Um motor a gasolina, de quatro tempos e um único cilindro, com uma massa de , está montado sobre quatro coxins elásticos duros, cada um com rigidez de , e é projetado para operar a . O sistema de sustentação está equipado com amortecedores viscosos, que possuem um coeficiente de amortecimento viscoso combinado suficientemente grande para que o sistema seja criticamente amortecido quando recebe um deslocamento vertical e em seguida é liberado, enquanto não está trabalhando. Quando o motor está funcionando, ele inflama o combustível alternadamente, uma rotação sim, outra não, causando um deslocamento vertical periódico modelado por , com em segundos. Determine o fator de amplificação e o coeficiente de amortecimento total .
Passo 1
Bom, primeiro a gente vai lembrar da fórmula da frequência natural de um sistema , que segue abaixo:
Onde é a constante elástica da mola e a massa do corpo.
E lembremos que a fórmula do fator de amortecimento tem a seguinte cara:
Onde é o fator de amortecimento.
Passo 2
Como foi dito que o sistema é criticamente amortecido, então:
De modo que chegamos à:
E é só substituir os valores para acharmos o valor de , lembrando de multiplicar o valor de por , pois são “molas” (coxins) que atuam:
Passo 3
Vamos calcular a frequência que o motor é operado, em já que ele nos deu essa informação em , por meio da fórmula:
Passo 4
Agora, a gente vai calcular o fator de amplificação pela fórmula:
Resposta
O coeficiente de amortecimento será:
E o fator de amplificação :