A porteira de 75 kg tem um centro de massa localizado em G . Se A apoia apenas uma força horizontal e B pode ser considerado como um pino, determine as componentes das reações nesses apoios.

Passo 1

E aí Pessoal, tudo bem? Vamos dar início a mais uma questão juntos!

Precisamos determinar as reações nos apoios A e B . Para isto, é fundamental fazermos um diagrama de corpo livre identificando as forças aos quais estão submetidos!!!

Sempre que tiverem dúvida, voltem na Tabela 5.1 do livro! Lá são identificados os tipos de apoios com as suas reações!

Como o apoio B foi identificado como pino, significa que ele tem forças verticais e horizontais! Então, o nosso diagrama de forças será:

A parte chave desta questão é o ponto G ' , projeção do ponto G sobre o segmento horizontal que passa por A . Percebam que o ponto G dista um comprimento d qualquer do segmento horizontal que passa por A e c qualquer do segmento horizontal que passa por B !

Para que calculássemos o momento em torno do ponto G , seria necessário sabermos estas distâncias c e d . Agora, quando formos calcular em relação ao ponto G ' , isto não será mais necessário!

Agora que já identificamos todas as reações, basta lembrarmos das relações de equilíbrio

∑ F = 0 ∑ M = 0

Então, vamos as contas!

Passo 2

Nosso trabalho agora é aplicar as relações de equilíbrio. Vamos começar pela identificação das forças!

Fazendo um somatório das forças na direção y , temos:

∑ F y   = 0

B y - P = 0

B y = P = m g

B y = 75 ⋅ 9,81 = 736   N

E assim identificamos a nossa primeira reação!

Já para o somatório na direção x , temos:

A x + B x = 0

A x = - B x

E acabamos sem concluir nada! Precisamos de outra equação para poder montar um sistema, e obter o valor das nossas duas incógnitas!

Passo 3

Para montarmos o sistema e finalizarmos a questão, vamos trabalhar com o somatório dos momentos! Fazendo em torno do ponto G ' , temos:

∑ M G ' = 0

A x ⋅ 0 + B x ⋅ 1 - B y ⋅ 1,25 = 0

B x = 1,25 B y = 920   N

E consequentemente,

A x = - 920   N

E assim finalizamos a questão!

Resposta

A x = - 920   N

B x = 920   N

B y = 736   N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine os esforços nos cabos AC e BC que equilibram os corpos da figura seguinte
Três cilindros de raio r de seção transversal e peso específico ρ estão em repouso nas duas situações esquematizadas na próxima figura. Determine as forças de interação entre esses cilindros e as forç
A partir do próximo capítulo serão consideradas estruturas constituídas de barras. E a próxima figura representa duas ligações de extremidades de barras metálicas em cantoneira, cujos eixos geométrico
A próxima figura apresenta esquema de um guindaste com patolas quando do içamento da carga P → . Este esquema, ( P 1 = 500k N ) é a intensidade do peso do guindaste sem a lança e o contrapeso, ( P 2 =
Com a condição de que as barras da figura abaixo estejam em equilíbrio, determine a intensidade das forças F → i