Enunciado
Mecânica e Resistência dos Materiais - Mecânica para Engenharia: Dinâmica Volume 2 - 6ª Edição - James L. Meriam, L. Glenn Kraige- Ed: 6º - Capítulo 7.12 - Ex. 141
Resolva o Prob. 7/140 quando , em vez de ser constante em 20°, está crescendo à taxa constante de . Encontre a quantidade de movimento angular do disco para o instante . Calcule também a energia cinética do disco. depende de ?
Passo 1
A diferença entre esse problema e o anterior está na componente x da velocidade angular que é necessária para calcular tanto a quantidade de movimento pedida no enunciado quanto a do centro de massa do disco, a equação da quantidade movimento é:
Onde será a posição do centro de massa do disco, ou seja, a distância entre o disco e a origem O, e é a quantidade de movimento para o disco e :
Sendo a velocidade linear do disco.
Passo 2
Para calcular precisaremos das componentes da velocidade angular do disco em relação aos eixos x’, y’ e z’, que será a soma da rotação do disco em seu próprio eixo mais a rotação da peça inteira em torno de z, como nesse caso temos a componente x e ela é a mesma para ambos os referenciais, , (e o mesmo valerá pro momento de inercia no próximo passo) calculando elas:
Os termos cosseno e seno aparecem pois a velocidade angular do centro está na direção z, e precisamos alinhar ela aos eixos z’ e y’, além disso, o primeiro termo de não aparece em pois a rotação do disco sempre vai ocorrer apenas na direção do eixo y’, mesmo que o conjunto inteiro gire.
Passo 3
E agora precisamos dos momentos de inercia de cada componente para acharmos a quantidade de movimento :
Passo 4
Calculamos agora :
Utilizando o ângulo de 20° para converter a base:
Passo 5
Temos um termo para calcularmos a quantidade de movimento do sistema todo, está faltando , sendo que a posição do centro de massa é dada e pela equação de precisaremos da velocidade do centro de massa do disco
será:
E o produto vetorial:
Passo 6
Substituindo cada valor na equação de :
Passo 7
Por fim, vamos calcular a energia cinética:
Como ainda não temos explicitamente :
O seno e o cosseno aparecem para ajustar o vetor de rotação do disco para o referencial x-y-z, já que antes estava apontado na direção de y’.
T então será:
A energia cinética não depende de .