O rotor do giroscópio mostrado está girando na taxa constante de 100 rpm em relação aos eixos , no sentido indicado. Se o ângulo entre o anel de suspensão e o plano horizontal é levado a aumentar à taxa constante de e se a unidade é obrigada a realizar precessão em relação à vertical na taxa constante , calcule o módulo da aceleração angular do rotor quando . Resolva utilizando a Eq. 7/7 aplicada à velocidade angular do rotor.
Passo 1
Para resolvermos o problema, vamos usar as relações já vistas de velocidade relativa e aceleração relativa, além da equação 7/7 onde a mesma nos dá a aceleração em um outro referencial como é pedido no problema.
Passo 2
Vamos começar coletando todos os dados que temos. Temos que é nossa velocidade angular dos eixos e que é a velocidade angular do sistema. Sabemos que a velocidade do sistema é dada pela soma da velocidade do rotor com a velocidade angular dos eixos, assim temos que:
Nosso é a soma da velocidade de todos os eixos, assim . Onde é a velocidade angular da precessão que é causada pelo sistema. Mas temos que conforme é feita a precessão, essa velocidade irá variar com o ângulo . Logo, . Substituindo na equação acima, chegamos que:
Usando agora a equação sugerida, temos que:
Mas temos também que pode ser escrito da seguinte forma:
Substituindo os valores e realizando a conversão para para o caso de , vamos ter que:
Calculando o módulo desse vetor, chegamos que:
Resposta
Resposta: