Um vagão A de massa de 45.000 kg move-se em um pátio de manobras ferroviário com uma velocidade de 10 km/h em direção aos vagões B e C, ambos em repouso com os freios liberados e a curta distância um do outro. O vagão prancha B é de 25.000 kg e transporta um contêiner de 30.000 kg e o vagão C é de 40.000 kg. À medida que os vagões batem um no outro, eles são automaticamente e firmemente acoplados. Determine a velocidade do vagão A imediatamente após os dois acoplamentos, considerando que o contêiner não desliza sobre o vagão prancha, desliza após o primeiro acoplamento, mas atinge o repouso antes que o segundo acoplamento ocorra, e desliza e atinge o repouso apenas após o segundo acoplamento ter ocorrido.
Passo 1
Oi oi, meu xuxuzinho!! Tudo bem com você?? Como foi de fim de ano?? Preparado para voltar?? Então vamos lá Vamos analisar o que a nossa questão nos pede e matar essa em 10 minutos?? Bora. Bom, nosso enunciado nos pede para analisarmos a figura e dizermos qual a velocidade em cada uma das situações. Parece muita coisa, mas é tranquilo. Partiu??
Passo 2
Ok, vamos lembrar que não existem forças externas horizontais que atuam durante os impactos, portanto o centro de massa G do sistema se move em velocidade constante.
O container não desliza e considerando a conservação de momento temos que:
Eaii?? Chegou bem até aqui?? Então bora substituir os valores e continuar nossa conta.
O contêiner desliza após o primeiro acoplamento e atinge o repouso antes do segundo.
Passo 3
Pronto!! Agora é só fazermos umas matemágicas aí pra achar o resultado!!
Container desliza e atinge o repouso somente após o segundo acoplamento