Se a velocidade angular p do disco do Prob.7/31 está aumentando na taxa de 6 rad/s por segundo e se Ω permanece constante em 4 rad/s, determine a aceleração angular α do disco no instante em que p atinge 10 rad/s .

Passo 1

Do item anterior nós temos ω ⃑ = Ω ⃑ + p ⃑ .

Podemos obter a aceleração ( α ) derivando ω ⃑

α ⃑ =   ω ⃑ ˙ = d d t Ω ⃑ + p ⃑ = p ˙ k ^ + p k ^ ˙ = p ˙ k ^ + p Ω × k ^ = p ˙ k ^ - p Ω j ^

Sendo p ˙ = 6   r a d / s 2 assim nós temos:

α ⃑ = 6 k ^ - 10 4 j ^ = - 40 j ^ + 6 k ^

Resposta

α ⃑ = 6 k ^ - 10 4 j ^ = - 40 j ^ + 6 k ^

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine o momento de inércia I y para a barra fina. A densidade da barra ρ e a área de seção transversal A são constante. Expresse o resultado em termos da massa total m da barra.
Determine o momento de inércia da montagem em relação a um eixo que é perpendicular à página e passa pelo centro de massa G . O material tem um peso específico de γ = 15KN/m3.
Determine o momento de inércia da montagem em relação a um eixo que é perpendicular à página e passa pelo ponto O . O material tem um peso específico de γ = 15KN/m3.
Determine o momento de inércia I z de massa do cone formado girando-se a área sombreada em torno do eixo z . A densidade do material é ρ . Expresse o resultado em termos da massa m do cone.
O cone circular reto é formado girando-se a área sombreada em torno do eixo x . Determine o momento de inércia I x e expresse o resultado em termos da massa total m do cone. O cone tem uma densidade c