A viga rígida é sustentada por um pino em A e pelos cabos BD e CE. Se a deformação admissível máxima em cada cabo for   ∈ máx = 0,002 mm/mm, determine o deslocamento vertical máximo da carga P.

Passo 1

Primeiramente, devemos representar os comprimentos finais:

Como sabemos a deformação máxima, podemos achar a variação de comprimento de CE (pois ela se deforma mais que BD):

∈ = ∆ c e 4000 = 0,002 → ∆ c e = 8 m m

Passo 2

Por semelhança de triângulos, podemos achar ∆ p :

5000 8 = 7000 ∆ p → ∆ p = 11,2 m m

Resposta

∆ p = 11,2 m m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Originalmente, o cabo de ancoragem AB de uma estrutura de edifício não está esticado. Devido a um terremoto, as duas colunas da estrutura inclinam-se até um ângulo θ = 2º. Determine a deformação norma
Se a carga aplicada à barra A C provocar o deslocamento do ponto A para a esquerda de uma quantidade ∆ L , determine a deformação normal no cabo A B . Originalmente, θ = 45 ° .
A forma original de uma peça de plástico é retangular. Determine a deformação normal média que ocorrer ao longo das diagonais AC e DB.
Um cabo fino que se encontra ao longo do eixo x é deformado de tal modo que cada um de seus pontos sofre um deslocamento ∆ x = k x ² ²ao longo do eixo. Se k for constante, qual a deformação normal em
O bloco é deformado até chegar à posição mostrada pelas linhas tracejadas. Determine a deformação normal média ao longo da reta AB.