Exercícios Resolvidos de Misturas e solubilidade

Ver Teoria

Enunciado

O coeficiente de solubilidade para o cloreto de sódio é 357 g/L a 0 ° C e 398 g/L a 100 ° C . Qual o tipo de solução e a quantidade de sal restante, quando são adicionados 115g de sal em 250mL, a temperatura de 100 ° C ?

  1. Qual o tipo de solução e a quantidade de sal restante quando adicionamos 95g de sal em 250ml de água, a 0 ° C ?
  2. O que acontece se esquentarmos essa solução a 100 ° C ? Qual o tipo de solução formada?
  3. Se deixarmos essa solução resfriar cuidadosamente, percebemos que não há a formação de corpo de fundo. Por que isso acontece e qual o nome dessa solução?

Passo 1

a) A 0 ° C , a solubilidade é 357 g/L, ou seja, 1L de água pode dissolver no máximo 357g de sal. Isso significa que 250ml de água pode solubilizar no máximo 89,25g de sal.

Quando fazemos uma solução de 95g de sal em 250mL de água, passamos da quantidade máxima de soluto que a água consegue solubilizar. Por isso, formamos corpo de fundo, já que uma parte do sal vai ficar no estado sólido.

O que acontece, então, é que formamos uma solução com o máximo de soluto possível + um corpo de fundo. A solução com o máximo de soluto possível é uma solução saturada (de concentração 357g/L) e a quantidade de sal não solubilizada é calculada pelo excesso de sal:

95 g -   89,25 g = 5,75 g

Passo 2

b) Quando aquecemos a solução a 100 ° C , a solubilidade muda para 398g/L, e os 250ml de água passam a conseguir solubilizar 99,5g de sal.

Assim, os 95g adicionados são solubilizados e formamos uma solução insaturada – com menos soluto que o máximo que o solvente consegue dissolver.

Passo 3

c) Quando deixamos a solução resfriar sozinha, formamos uma solução supersaturada, com mais soluto dissolvido do que normalmente seria possível, já que os 5,75g de sal que antes eram corpo de fundo foram incorporados à solução.

Resposta

  1. Solução saturada e 5,75g de sal restantes.
  2. Se esquentarmos a solução todo o sal é solubilizado e formamos uma solução insaturada.
  3. Isso acontece porque formamos uma solução supersaturada – extremamente instável e que pode conter mais soluto do que a solubilidade naquela temperatura.

Exercícios de Livros Relacionados

Qual seria o melhor solvente, água ou tetracloreto de carbono, para cada uma das seguintes substâncias: (a) N H 3 ; (b) H N O 3 ; (c) N 2
Os grupos seguintes são encontrados em algumas moléculas orgânicas. Quais são hidrofílicos e hidrofóbicos: (a) – NH2; (b) – CH 3; (c) – Br; (d) – COOH
Determine a mudança de temperatura quando 10,0 g de (d) NaOH dissolvem-se em 100 g de água. Suponha que a capacidade calorífica específica da solução é 4,18 J/K.g e as entalpias de solução da Tabela 9
Os grupos seguintes são encontrados em algumas moléculas orgânicas. Quais são hidrofílicos e hidrofóbicos: (a) – OH; (b) – CH 2CH 3; (c) – CONH2; (d) – Cl
Calcule o calor liberado ou absorvido quando 10,0 g de (b) NaI dissolvem em 100 g de água. Suponha que as entalpias de solução da Tabela 9.6 são aplicáveis e que a capacidade calorífica específica da