A figura abaixo mostra o movimento de elétrons livres ao longo de um fio de cobre. Desejando-se obter um tipo de movimento exatamente igual ao mostrado na figura, é necessário adotar o seguinte procedimento:
- Aplicar no fio um campo magnético horizontal e para cima
- Colocar o fio na vertical para que os elétrons caiam sob a ação do campo gravitacional da Terra.
- Conectar as extremidades do fio em uma bateria que gere uma diferença de potencial, sendo que na extremidade esquerda deve ficar o pólo positivo.
- Aplicar no fio um campo elétrico horizontal e para a esquerda.
- Aplicar no fio um campo magnético vertical e para cima.
Passo 1
Primeiro de tudo vamos entender um conceito, essa movimentação ordenada dos elétrons em um fio, como na figura, chamamos de corrente elétrica.
Mas como a corrente elétrica surge? Na presença de um polo positivo, que irá atrair os elétrons com carga negativa, e um polo negativo que irá afastar esses elétrons. Se o fio conectar esses polos, surge a corrente elétrica no circuito fechado.
Passo 2
Esses polos são os terminais de uma fonte de tensão, como por exemplo uma bateria. Esses terminais apresentam potenciais elétricos diferentes, então entre eles existe uma diferença de potencial!
Resposta
c) Conectar as extremidades do fio em uma bateria que gere uma diferença de potencial, sendo que na extremidade esquerda deve ficar o polo positivo.