Um químico está estudando o mecanismo da seguinte reação da hidrólise de um éster orgânico, o acetato de metila:

C H 3 C O O C H 3 + H 2 O → C H 3 C O O H + C H 3 O H

A questão é se o átomo de Oxigênio presente no metanol produzido vem do acetato de metila inicial ou da água adicionada. Proponha um experimento que use isótopos e permita determinar a origem do átomo de oxigênio.

Passo 1

Uma solução para isso é utilizar a água marcada radioativamente, com a ajuda de um traçador radioativo, como o O 18 . Se a gente usa a H 2 O 18 , em vez da água normal, conseguimos ver se o metanol incorporou o O 18 ou o O 16   ( proveniente do acetato de metila).

Um jeito de ver se o metanol incorporou o oxigênio-18 é calcular a massa molar do metanol. Se ele tiver incorporado, será 34 g/mol, e não 32 g/mol (já que o isótopo radioativo do oxigênio é mais pesado).

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Exercícios Resolvidos de Radiação Nuclear

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

Se você possui massa média, existem cerca de 360 milhões de núcleos em seu corpo sofrendo decaimento radioativo a cada dia. Expresse sua atividade em curies.
Ao medir certo isótopo, verifica-se que a taxa de decaimento diminui de 8318d e c a i m e n t o s / m i n para 3091 d e c a i m e n t o s / m i n em 4 d i a s . Qual é a meia vida desse isótopo?
Uma amostra de madeira de um sítio arqueológico contendo 500 g de carbono fornece 3070d e c a i m e n t o s / m i n . Qual é a idade da amostra?
Uma amostra de 12 g de carbono de matéria vida decai a uma taxa de 180 decaimentos/min devido ao C 14 radioativo que contém. Qual será a taxa de decaimento dessa amostra em 1000a n o s 50000a n o s
Se uma amostra de 6,13 g de um isótopo com número de massa de 124 decai a uma taxa de 0,35 C i , qual é sua meia-vida?