Após a cobrança de uma falta, num jogo de futebol, a bola chutada acerta violentamente o rosto de um zagueiro. A foto mostra o instante em que a bola encontra-se muito deformada devido às forças trocadas entre ela e o rosto do jogador.
A respeito dessa situação, são feitas as seguintes afirmações:
I. A força aplicada pela bola no rosto e a força aplicada pelo rosto na bola têm direções iguais, sentidos opostos e intensidades iguais, porém, não se anulam.
II. A força aplicada pelo rosto na bola é mais intensa do que a aplicada pela bola no rosto, uma vez que a bola está mais deformada do que o rosto.
III. A força aplicada pelo rosto na bola atua durante mais tempo do que a aplicada pela bola no rosto, o que explica a inversão do sentido do movimento da bola.
IV. A força de reação aplicada pela bola no rosto é a força aplicada pela cabeça no pescoço do jogador, que surge como consequência do impacto.É correto o contido apenas em
a) I.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e IV.
e) II, III e IV.
Passo 1
Bora lá, analisar cada alternativa uma por uma!
A alternativa I tá certa, né? É o que vimos pela terceira lei de Newton!
Na alternativa II temos um errinho, porque como a gente já sabe, as forças são iguais!
Na alternativa III temos outro errinho, essa parada do tempo, porque o tempo de atuação das duas forças é igual.
E pra finalizarmos, a alternativa IV também tá errada, por que a força aplicada pela bola no rosto é a ação. O que nos deixa com o gabarito da letra a!
Resposta
a) I.