O gráfico apresenta, para os líquidos 1, 2 e 3, as curvas de pressão de vapor em função da temperatura:

Considere que os três líquidos estão no mesmo local e analise as seguintes afirmações:

  1. No mesmo local no qual o líquido 3 entra em ebulição a 90 ° C , o líquido 1 entra em ebulição a 50 ° C .
  2. Na temperatura de ebulição, a pressão de vapor do líquido 1 é maior que a do líquido 2.
  3. A 25 ° C , o líquido 1 é o mais volátil.
  4. As forças intermoleculares no líquido 3 são mais fortes.

Das afirmações acima, identifique as corretas.

Passo 1

I. Um líquido entra em ebulição quando sua pressão de vapor se iguala à pressão atmosférica.

Se olharmos a curva do líquido 3 a 90 ° C , sua pressão de vapor é aproximadamente 400 mmHg. Se ele entra em ebulição nessa temperatura, podemos concluir que a pressão atmosférica nesse local é 400 mmHg.

Agora, olhando a curva do líquido 1, vemos que sua pressão de vapor chega a 400 mmHg em aproximadamente 45 ° C . Ou seja, sua temperatura de ebulição é menor de 50 ° C , e essa alternativa é falsa.

Passo 2

II. Como os dois líquidos estão no mesmo local, na temperatura de ebulição a pressão de vapor dos dois vai ser igual!

Isso porque na temperatura de ebulição a pressão de vapor de cada um deles se iguala à pressão atmosférica (que é igual pros dois, já que é o mesmo local)...

O que vai mudar não é a pressão na qual eles entram em ebulição, mas a temperatura. Como o líquido 1 é o mais volátil dos 3, ele vai entrar em ebulição com uma temperatura menor que os outros 2 líquidos.

Assim, essa alternativa é falsa também.

Passo 3

III. Essa está certa! O líquido mais volátil é o que tem tem a maior pressão de vapor e, consequentemente, mais facilidade para evaporar. Em qualquer temperatura que a gente compare os 3, o líquido 1 será mais volátil.

Passo 4

IV. Como o líquido 3 é o menos volátil dos 3, essa afirmação está certa. Isso acontece porque quando as forças intermoleculares são mais fortes é mais difícil de quebrar as ligações e fazer a transição de fase líquido-vapor. Assim, no equilíbrio o líquido 3 vai ter menos moléculas na fase vapor e, consequentemente, uma menor pressão de vapor.

Resposta

III e IV.

Exercícios Resolvidos de Vaporização

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

9. O ponto de ebulição normal do iodo-metano, CH3I, é 42,43°C e sua pressão de vapor, em 0,00°C é 140 Torr. Calcule (a) a entapia padrão de vaporização do iodo-metano; (b) a entropia padrão de vaporiz
Lance no mesmo conjunto de eixos as linhas da Equação de Clausius-Clapeyron para ∆ H v a p = 15k J ,20k J ,25k Je30k J . A pressão de vapor de um líquido é mais sensível a variações de temperatura qua