As pressões de vapor dos líquidos A e B, em função da temperatura, estão representadas no gráfico abaixo:

a) Sob pressão de 1,0 atm (nível do mar), qual a temperatura de ebulição de cada um dos líquidos?

b) Qual dos líquidos é mais volátil a 50 ° C , e qual o valor aproximado de sua pressão de vapor em mmHg nessa temperatura ?

Passo 1

  1. Como a temperatura de ebulição é a temperatura quando a pressão de vapor do líquido se iguala à pressão atmosférica, só temos que ver no gráfico onde a pressão de vapor dos líquidos chega a 1 atm!
  2. Para o líquido A, esse ponto é em 60 ° C , já para o líquido B é 70 ° C ... Isso quer dizer então que o ponto de ebulição, de A, será em 60 ° C e de B, será em 70 ° C .

    Passo 2

  3. O líquido mais volátil a 50 ° C é aquele que tem a maior pressão de vapor nessa temperatura, então vamos olhar no gráfico qual será esse líquido:

Vemos então que pressão de vapor do líquido A é maior que a do líquido B, logo o A é o líquido mais volátil.

A pressão do líquido mais volátil é então 0,8   a t m , mas o enunciado pediu em mmHg, então vamos fazer essa conversão:

Sendo assim, fazendo a regra de três, teremos que a pressão de vapor do líquido A, será:

x = 608   m m H g

Resposta

a) A temperatura de ebulição do líquido A é 60 ° C e do líquido B, 70 ° C .

b) O líquido A é mais volátil a 50 ° C (tem uma maior pressão de vapor) e sua pressão de vapor é 608 mmHg

Exercícios Resolvidos de Vaporização

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

9. O ponto de ebulição normal do iodo-metano, CH3I, é 42,43°C e sua pressão de vapor, em 0,00°C é 140 Torr. Calcule (a) a entapia padrão de vaporização do iodo-metano; (b) a entropia padrão de vaporiz
Lance no mesmo conjunto de eixos as linhas da Equação de Clausius-Clapeyron para ∆ H v a p = 15k J ,20k J ,25k Je30k J . A pressão de vapor de um líquido é mais sensível a variações de temperatura qua