Com base na Figura 1.29 , determinar os vetores a seguir, expressando-os com origem no ponto A :

O C → + C H →

Passo 1

Vamos lá, vamos primeiro localizar os vetores O C → e C H → da figura, onde o vetor O C → começa no ponto O e termina no ponto C e o vetor C H → começa no ponto C e termina no ponto H :

Como queremos expressar com origem no ponto A vamos deslocar o vetor inicial O C → para esse ponto:

Passo 2

Para calcular a soma devemos colocar o ponto de término do vetor O C → = A O → tocando o ponto de início do vetor C H → , vamos então deslocar o vetor C H → :

Agora a soma desses dois vetores é o resultado o ponto de início do primeiro vetor, A O → , com o ponto de término do último vetor, O E → :

O que nos resulta no vetor:

O C → + C H → = A O → + O E → = A E →

Resposta

O C → + C H → = A E →

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Seja P um ponto interior ao triangulo ABC tal que P A → + P B → + P C → = 0 . Prove que as retas AP, BP e CP são medianas de ABC, logo P é o baricentro desse triângulo.
Dado um triângulo acutângulo ABC no espaço, mostre que é sempre possível escolher os eixos de modo que as coordenadas dos vértices sejam A = (a, 0,0 ), B = (0,b,0) e C (0,0,c)
Seja P : a projeção ortogonal sobre a reta y = 3x. Dado o vetor u = (2, 5), determine x de tal modo que, pondo v = (x, 10), tenha-se Pv = Pu.
Três vetores u, v, w têm o mesmo comprimento e cada um deles forma com o seguinte um ângulo de 120°. Se u = (5, 7), quais são as coordenadas de v e w?
Seja f uma função que faz correspondente a cada par de vetores v = ( a 1 ,b 1 ) , w = ( a 2 ,b 2 ) um numero real f v , w . (Noutras palavras tem-se uma função f :R 2xR 2 → R ). Suponha que f tem as s