Enunciado

19. Determinar as equações paramétricas e representar graficamente a reta que passa por:

b) A 2 ,   2 ,   4 e é perpendicular ao plano x O z ;

Passo 1

Antes de iniciarmos a resolução vamos relembrar rapidamente do que estamos falando quando utilizamos o termo “equações paramétricas”, tudo bem? Essas equações, assim como discutido no capítulo em questão do Winterle, são equações que representam uma reta qualquer utilizando uma mesma incógnita (geralmente chamada de t ) que recebe o nome de parâmetro. Esse termo t cria nada mais, nada menos do que uma ligação entre as equações paramétricas, galera! Show!

Dado um ponto qualquer do tipo x ,   y ,   z , através da equação vetorial da reta conseguimos extrair que:

x ,   y ,   z = x 1 ,   y 1 ,   z 1 + t a ,   b ,   c

Onde as equações paramétricas da reta são:

x = x 1 + a t y = y 1 + b t z = z 1 + c t

E essa é a ideia que vamos aplicar para resolver nossa questão! Como já temos o ponto A , então basta que consigamos determinar o vetor direção relacionado ao parâmetro t , ou seja:

a ,   b ,   c

Então bora que bora!

Passo 2

A questão diz que a reta passa pelo ponto A e é perpendicular ao plano x O z . Já que a reta é perpendicular (ou ortogonal) ao plano x O z , isso quer dizer que a reta não possui componentes em x e em z , apenas em y , ok? Sendo assim, nosso vetor direção pode ser escrito da seguinte forma:

v → = 0 ,   1 ,   0

Que é, basicamente, o vetor canônico! Agora que encontramos nosso vetor direção, basta utilizarmos a relação que discutimos no passo 1 . Como nosso ponto é A 2 ,   2 ,   4 , então:

x ,   y ,   z = x 1 ,   y 1 ,   z 1 + t a ,   b ,   c

x ,   y ,   z = 2 ,   2 ,   4 + t 0 ,   1 ,   0

Logo, nossas equações paramétricas serão:

x = 2 y = 2 + t z = 4

Passo 3

Agora que encontramos as equações paramétricas, se representarmos graficamente a reta que passa por A 2 ,   2 ,   4 e é perpendicular ao plano x O z , teremos algo assim ó:

No qual o vetor direção é o que está embaixo, enquanto o vetor maior que passa por A é justamente a reta que queríamos esboçar! O eixo em vermelho é x , o eixo em verde é y e o eixo em azul é z . Vale ressaltar também que como estamos em 3 dimensões, então precisamos ter uma noção de perspectiva bem afiada, tudo bem? Massa!

E está aí nossa resolução, galera!

Resposta

Equações Paramétricas: x = 2 y = 2 + t z = 4

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Dado o ponto ( x 0 , y 0 ) sobre a reta y = a x + b , determine α e β de modo que as equações x = α t + x 0 ,y = β t + y 0 sejam uma representação paramétrica da reta y = a x + b .
Seja a x + b y = c e a ' x + b ' y = c ' retas que têm um ponto P em comum. Prove que a reta a ' ' x + b ' ' y = c ' ' passa por este mesmo ponto P se, e somente se, existem n´umeros s, t tais que a '
Sejam A = (3, 5, 2) e B = (−1, −1, 4), C = (2, 1, 5) e D = (0, 3, 1). Mostre que as retas AB e CD têm um ponto em comum e determine este ponto P. Decida se P pertence a um dos segmentos de reta AB e C
Sejam Π e Π ′ os planos verticais definidos pelas equações 2x+3y = 6 e 5x−2y = 10 respectivamente. Dados os pontos A = (3, 2, −1) e B = (−3, 7, 1), ache os pontos em que a reta AB corta esses planos.
Sejam AB e CD retas sem pontos em comum. Prove que elas são reversas se, e somente se, AC ∩ BD = ∅ e AD ∩ BC = ∅.