A diagonal de um quadrado está contida na reta . Conhecendo , determine os outros três vértices. (Este é o exercício 17-8; resolva-o agora usando medida angular).
Passo 1
Temos um quadrado onde conhecemos o vértice e a equação da reta que contém a diagonal . Queremos determinar as coordenadas de e .
Inicialmente, podemos calcular as coordenadas de e . Como? Podemos utilizar o seguinte raciocínio: conhecendo a equação da reta que contém e , podemos escrever suas coordenadas como para real. Nosso objetivo agora será calcular o valor de .
Passo 2
Como é uma diagonal do quadrado, se fizermos o produto escalar do vetor diretor da reta por , teremos:
pois o ângulo entre a diagonal do quadrado e qualquer um de seus lados é 45°. Como:
segue que:
Passo 3
Vamos elevar a equação acima ao quadrado (para eliminar a raiz)
Note que obtemos dois valores de ! Isso significa que obtemos os valores das coordenadas de e !!! Lembrando que as coordenadas dos vértices valem , basta substituir os valores encontrados acima. Portanto, as coordenadas de e serão:
Note que tanto faz qual dos pontos acima é ou ! É tudo uma questão de orientação.
Passo 4
O vértice pode ser obtido de uma maneira muito simples! Lembre-se que dois vetores são equipolentes quando eles possuem a mesma direção, sentido e módulo. Pelas propriedades geométricas do quadrado, vemos que e são vetores equipolentes. Assim, podemos escrever:
Resposta
Os pontos possuem coordenadas , e .