- Mostre que, conforme sugere a Figura 23-5 os eixos e são tangentes à parábola.
- Utilize o resultado da parte (a) e o Exercício 22-144 para concluir que pertence à diretriz.
Passo 1
-
A equação da parábola é
O eixo possui equação . Assim,
o que mostra que há apenas um ponto de intersecção entre a parábola e o eixo .
O eixo possui equação . Assim,
o que mostra que há apenas um ponto de intersecção entre a parábola e o eixo .
Passo 2
O exercício 22-144 nos diz que o lugar geométrico dos pontos para os quais existem duas retas tangentes a uma parábola que contém e são perpendiculares é a reta diretriz da parábola.
Como vimos na parte (a), os eixos e são tangentes à parábola. Os eixos e são perpendiculares e contém . Sendo assim, pertence à diretriz da parábola.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)
Exercícios de Livros Relacionados
Use a Fórmula ( 15 ) para encontrar a matriz canônica de uma rotação de π 2 radianos em torno do eixo determinado pelo vetor v( 1 ,1 ,1 ) . [Observação: a Fórmula ( 15 ) exige que o vetor que define o
Use a multiplicação matricial para encontrar a imagem do vetor ( - 2 ,1 ,2 ) se for girado por um ângulo de θ = - 45 ° em torno do eixo y .
É costume dizer que uma função da forma f x = m x + b é uma “função linear” porque o gráfico de y = m x + b é uma reta. f será uma transformação matricial em R ?
Descreva em palavras o efeito geométrico de multiplicar um vetor x → pela matriz. A =cos 2 θ - sen 2 θ - 2 sen θ cos θ 2 sen θ cos θ cos 2 θ - sen 2 θ
Sejam x = x 0 + t v uma reta em R n e T : R n → R n um operador matricial em R n . Que tipo de objeto geométrico é a imagem dessa reta pelo operador T ? Explique seu raciocínio.