Exercícios Resolvidos de Cálculo das deformações devido a temperatura e recalque

Ver Teoria

Enunciado

Determine para o ponto B da viga o seu deslocamento vertical. Saiba que na estrutura hiperestática foi usado uma carga unitária vertical em B, que apresentou as reações de apoio mostradas na figura. Assim como os deslocamentos também são mostrados na figura.

Passo 1

Se olharmos o nosso desenho vamos perceber que o diagrama de reações de apoio com a carga unitária que nos foi dado é na estrutura hiperestática. Ou seja, é como se os carregamentos de recalque fossem aplicados na estrutura isostática, que já sabemos antecipadamente que produzira um diagrama zero. E como aplicamos a carga unitária na estrutura hiperestática, no ponto e na direção que queríamos saber o recalque, vamos ter que:

P ¯ δ + ∑ R ¯ ρ = 0

Em que:

R ¯ = r e a ç ã o   d e   a p o i o   n a   e s t r u u t r a   h i p e r e s t á t i c a   c o m   o   c a r r e g a m e n t o   u n i t á r i o

Olhando a nossa estrutura vamos ter que:

  • no apoio em A temos um deslocamento de 3cm para cima, e uma reação de apoio de 0,51852   k N na mesma direção, ou seja, essa combinação será positiva.
  • No apoio em B temos uma rotação de 0,0 1 R a d , com uma reação de momento fletor no sentido oposto dada por 1,33kNm. Como estamos fazendo os cálculos em cm, devemos converter a unidade e assim teremos que a reação será 133kNcm.

P ¯ δ + ∑ R ¯ ρ = 0

1   .     δ + 3   .   0,51852 - 133   .   0,01   = 0

δ = - 0,22556 c m = - 2,2556 m m  

Perceba que o deslocamento deu negativo, ou seja, é no sentido contrário ao que supomos para a carga unitária, ou seja, o ponto B desloca, 2,2556 m m   , para cima.

Resposta

δ = 2,2556 m m     ( p a r a   c i m a )