Enunciado
Cálculo - Diva Flemming - Cálculo A- Ed: 6º - Capítulo 4.21 - Ex. 29
Calcular a diferencial das seguintes funções:
(a) ;(b) ;(c)
Passo 1
Aqui, simplesmente precisamos derivar essas funções. Usaremos todas as regras de derivação que conhecemos até então, inclusive a regra da cadeia. Faça tudo com calma e cuidado, e verifique, nos passos a seguir, se tudo confere!
Passo 2
(a):
Pela regra da cadeia, derivamos primeiro o logaritmo neperiano (1 sobre o conteúdo do logaritmo), e depois derivamos o conteúdo (regra dos expoentes).
Passo 3
(b):
Derivamos pela regra do quociente. Considerando o numerador como e o denominador como , a derivada vai valer . Teremos:
Passo 4
(c):
A derivada de seno é cosseno. Pela regra da cadeia, teremos cosseno (do conteúdo dos parênteses), vezes a derivada do conteúdo. Resultamos em:
Resposta
(a)
(b)
(c)
Exercícios de Livros Relacionados
Um material está sendo escoado de um recipiente, formando uma pilha cônica cuja altura é sempre igual ao raio da base. Se em dado instante o raio é 12c m , use diferenciais para obter a variação do ra
Uma caixa em forma de um cubo deve ter um revestimento externo com espessura de 1 4 c m . Se o lado da caixa é de 2m , usando diferencial, encontrar a quantidade de revestimento necessária.
Um pintor é contratado para pintar ambos os lados de 50 placas quadradas de 40c m de lado. Depois que recebeu as placas verificaram que os lados das placas tinham 1 2 c m a mais. Usando diferencial, e
27.Encontrar ∆ y e d y para os valores dados.B) y = 5 x 2 - 6 x ; ∆ x = 0,02 ; x = 0
27.Encontrar ∆ y e d y para os valores dados.A) y = 1 2 x 2 ; ∆ x = 0,001 ; x = 1