Enunciado
Cálculo - Diomara - Cálculo Diferencial e Integral de Funções de Várias Variáveis- Ed: 3º - Capítulo 3.8 - Ex. 11
Determine o ponto, situado no primeiro octante, da superfície de equação no qual a reta normal é perpendicular ao plano .
Passo 1
E aí, galerinha!! Vamos lá com mais um exercício com o Responde Aí!! :D
A derivada parcial possui várias aplicações, assim como a derivada simples. Nesse exercício iremos usá-la para encontrarmos o ponto desejado. Mas antes precisamos verificar algumas informações: se a reta normal à superfície é perpendicular ao plano dado, isso significa que esse plano é tangente à superfície.
Por conta disso, os vetores normais à ambos o plano e superfície possuem a mesma direção, mas tamanho diferente, tal que uma é proporcional a outra. O que pode ser feito, então, é encontrar o vetor normal e fazer a análise dessa proporcionalidade.
Pelo Teorema do livro DIOMARA - CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL DE FUNÇÕES DE VÁRIAS VARIÁVEIS - ED. (página ), tendo uma superfície de equação e um ponto , o gradiente dessa função no ponto é perpendicular a qualquer vetor tangente à superfície nesse ponto. Para esse caso, podemos considerar que o gradiente é o vetor normal à superfície.
Logo, para esse exercício, temos que:
Onde é a constante de proporcionalidade.
Passo 2
Então, primeiro vamos calcular o gradiente da função da superfície. Primeiro, vamos deixar todos os termos da equação de um lado só:
Tal que:
Logo, as derivadas parciais serão dadas por:
E, substituindo as coordenadas do ponto:
Passo 3
Agora, para a equação do plano, vamos reescrevê-la como:
O gradiente dessa função será dado por:
Ou seja, no ponto:
Passo 4
Então, analisando a proporcionalidade de ambos os gradientes/vetores normais, teremos:
Logo, isso nos dá as relações:
Ou ainda:
Passo 5
Como precisamos determinar o valor de para sabermos as coordenadas do ponto e esse ponto está situado na superfície dada, podemos substituir o valor dessas coordenadas na equação da superfície. Então, substituindo:
Isso resulta em:
Ou seja:
Igualando o denominador:
Portanto:
E isolando podemos conseguir:
Logo:
Passo 6
Por fim, precisamos do valor positivo ou negativo da constante?
Vamos lembrar que o exercício nos diz que o ponto se situa no primeiro octante. Isso significa que os valores de todas as coordenadas são positivos por estarem nos eixos positivos. Então, precisa ser positivo também.
Concluímos, então, que o ponto será dado por:
Com isso: