Enunciado

Encontre uma representação em série de potências para f , trace f e várias somas parciais s n x na mesma tela. O que acontece quando n aumenta?

f x = x x 2 + 16

Passo 1

Olá pessoal, tudo bem?

Vamos resolver este problema passo a passo.

Primeiro, nosso objetivo é encontrar uma representação em série de potências para a função f x = x x 2 + 16 . A estratégia que vamos adotar é manipular a expressão para que ela se

assemelhe à série de potências 1 1 - x , que é uma das mais conhecidas.

Vamos começar manipulando a expressão f x para que se assemelhe a 1 1 - x . Essa série de potências é conhecida e derivada da série geométrica. Sua representação é dada por:

1 1 - x = ∑ n = 0 ∞ x n

Passo 2

Agora, vamos encontrar uma forma de manipular f x para que se pareça com 1 1 - x .

f x = x x 2 + 16

= x 16 1 1 - - x 2 16 = x 16 ∑ n = 0 ∞ - x 2 16 n

= ∑ n = 0 ∞ - 1 n 16 n + 1 x 2 n + 1

Passo 3

Show! Agora vamos traçar f e as primeiras somas parciais a partir da série de potências encontrada no passo anterior.

As somas parciais são aproximadas da função f x , calculadas usando um número finito de termos da série. À medida que adicionamos mais termos à série, as somas parciais se aproximam cada vez mais da função f x , especialmente dentro do intervalo de convergência da série.

Vamos plotar f x e as primeiras somas parciais S 1 x , S 2 x , S 3 x no mesmo gráfico:

Perceba que, à medida que n aumenta, as somas parciais s n x se aproximam cada vez mais de f no intervalo de convergência, ou seja, quando x < 4 .

Então,

f x = ∑ n = 0 ∞ - 1 n 16 n + 1 x 2 n + 1

Resposta

f x = ∑ n = 0 ∞ - 1 n 16 n + 1 x 2 n + 1

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Utilize operações de séries de potências para encontrar a série de Taylor em x = 0 para as funções nos Exercícios 11-28. x e x
Utilize operações de séries de potências para encontrar a série de Taylor em x = 0 para as funções nos Exercícios 11-28. 1 1 - x 2
Utilize operações de séries de potências para encontrar a série de Taylor em x = 0 para as funções nos Exercícios 11-28. cos 2 ⁡ x (Sugestão: cos 2 ⁡ x = ( 1 + cos ⁡ 2 x ) / 2 . )
Utilize operações de séries de potências para encontrar a série de Taylor em x = 0 para as funções nos Exercícios 11-28. s e nx * cos ⁡ x
Utilize operações de séries de potências para encontrar a série de Taylor em x = 0 para as funções nos Exercícios 11-28. x ln ⁡ ( 1 + 2 x )