Encontre o volume aproximado do sólido no primeiro octante limitado pelos planos y = x , z = 0 e z = x e pelo cilindro y = cos ⁡ x . (Utilize uma ferramenta gráfica para estimar os pontos de interesecção.)

Passo 1

Oi pessoal, tudo bem? Vamos recordar o que é primeiro octante?

De maneira semelhante ao primeiro quadrante, o primeiro octante, também é a região no gráfico em que todas as coordenadas são positivas, porém, para gráficos de 3 coordenadas. (Ou seja, em “3D”). Portanto é necessário que fique claro que iremos considerar apenas os valores positivos de cada eixo.

Vamos agora analisar essa questão, temos um sólido qualquer limitado pelos planos indicados no enunciado e queremos encontrar o volume. Para encontrar o volume de um sólido nós fazemos a seguinte integral dupla:

V = ∬ D f x , y d A

Mas para isso, precisamos definir quem é a função e quais são esses limites de integração. Agora que já está claro o processo que será tomado, vamos por a mão na massa?!

Passo 2

O primeiro passo é esboçar as curvas para identificar os pontos de intersecção:

Nossa área de interesse é a área hachurada de laranja. Veja que as funções se interceptam em A = ( 0.739   , 0.739 ) , além disso, veja que a função em verde y = x é a função inferior para toda a região de interesse, enquanto a função y = cos ⁡ x é a função superior. O que nos mostra que:

x ≤ y ≤ cos ⁡ x

Enquanto que

0 ≤ x ≤ 0,739

Passo 3

Agora que achamos os limites, é só aplicar e resolver a integral. Temos que:

D = x , y | x ≤ y ≤ cos ⁡ x   , 0 ≤ x ≤ 0,739  

Assim, a integral dupla pode ser escrita como:

V = ∬ D f x , y d A = ∫ 0 0,739 ∫ x cos ⁡ x f ( x , y ) d y d x

Como f x , y = z , temos:

V = ∫ 0 0,739 ∫ x cos ⁡ x x d y d x

Vamos resolver a integral de dentro:

∫ x cos ⁡ x x d y = x y x cos ⁡ x

Agora, aplicando os limites de integração, temos:

∫ x cos ⁡ x x d y = x cos ⁡ x - x

∫ x cos ⁡ x x d y = x cos ⁡ x - x 2

Logo, substituindo, temos:

∫ 0 0,739 ∫ x cos ⁡ x x d y d x = ∫ 0 0,739 x cos ⁡ x - x 2 d x

Passo 4

Agora é só resolver:

∫ 0 0,739 x cos ⁡ x - x 2 d x

Assim, lembrando que a primitiva de x cos ⁡ x é x   s e n   x + cos ⁡ x , temos que:

V = x 2 3 0 0,739 + x   s e n   x + cos ⁡ x 0 0,739

V = 0,102

Resposta

V = 0,102

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Calcule ∬ D 1 - x 2 - y 2 d A , onde D é o disco x 2 + y 2 ≤ 1 , identificando primeiro a integral como o volume de um sólido.
Desenhe o sólido limitado pelo plano x + y + z = 1 e pelo paraboloide z = 4 - x 2 - y 2 e determine seu volume exato. (Utilize seu SCA para fazer esse desenho, para achar as equações das fronteiras da
Utilize coordenadas polares para determinar o volume do sólido dado.Dentro da esfera x 2 + y 2 + z 2 = 16 e fora do cilindro x 2 + y 2 = 4 .
19. Utilize coordenadas polares para determinar o volume do sólido. Abaixo do cone z = x 2 + y 2 e acima do disco x 2 + y 2 ≤ 4 .
Utilize coordenadas polares para determinar o volume do sólido dado.Delimitado pelo hiperboloide - x 2 - y 2 + z 2 = 1 e pelo plano z = 2 .