Esboce o gráfico:

y = (x + 1)^2 - 2

Passo 1

Nesse caso, dentro da potência temos uma soma, e não um termo único, então para que tivéssemos uma parábola “tradicional” ( y = x^2 ) deveríamos subtrir 1 a cada ponto do eixo x .

Mas também temos que um valor de y que é o seu quadrado menos duas unidades, então basta pensar no gráfico de x^2 e “descer” a parábola em duas unidades no eixo y e subtrair uma unidade em cada ponto do eixo x , ou seja, deslocar a parábola para a esquerda em uma unidade de x .

Passo 2

Temos então o gráfico:

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Encontre uma fórmula para a função descrita e obtenha seu domínio.Expresse a área de um triângulo equilátero como uma função do comprimento de um lado.
Encontre uma fórmula para a função descrita e obtenha seu domínio.Expresse a área da superfície de um cubo como uma função de seu volume.
Encontre uma fórmula para a função descrita e obtenha seu domínio.Uma caixa retangular aberta com volume de 2m³ tem uma base quadrada. Expresse a área da superfície da caixa como uma função do comprim
Encontre uma expressão para a função cúbica f se f 1 = 6 e f - 1 = f ( 0 ) = f ( 2 ) = 0 .
Determine sef é par, ímpar ou nenhum dos dois. Se você tiver uma calculadora gráfica, use-a para verificar visualmente sua resposta. f x = 1 + 3 x 3 - x 5