Esboce a região de integração e mude a ordem de integração.

∫ 0 π / 2   ∫ 0 cos ⁡ x f ( x , y ) d y d x

Passo 1

E aí, galerinha! Tudo show?

A questão pede para traçamos a região de integração de:

∫ 0 2   ∫ x 2 4 f ( x , y ) d y d x

A região de integração de uma integral dupla é justamente de onde obtemos os limites de integração, então para encontrar essa região D , nós vamos partir dos intervalos de derivação, que são:

0 ≤ x ≤ π 2

0 ≤ y ≤ cos ⁡ x

É possível observar que estamos trabalhando com uma região do tipo I , pois estamos integrando inicialmente em y . Para mudar a ordem de integração, vamos precisar expressar a região D que vamos ter esboçado como uma região do tipo II.

Vem ver como fica!

Passo 2

Agora que determinamos a nossa região, podemos esboça-la. Portanto:

Passo 3

Agora que esboçamos a região de integração, vamos mudar sua ordem de integração.

Vamos pensar que agora é uma região do tipo II, onde y está entre dois valores constantes e x está entre duas funções, que é o contrário da abordagem que fizemos no passo acima.

Sabemos que a região é limitada inferiormente pela reta y = 0 e superiormente por y = 1 . Para os limites laterais temos, x = 0 à esquerda e x = arccos ⁡ y à direita. Portanto:

∫ 0 1 ∫ 0 arccos ⁡ y f ( x , y ) d x d y

Agora é a integral em relação a x que tem limites de integração com variável, por isso mudamos a ordem e nosso d x agora é a integral “de dentro”.

Resposta

∫ 0 1 ∫ 0 arccos ⁡ y f ( x , y ) d x d y

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Escreva ∫ ∫ R f x , yd A como uma integral iterada, onde R é a região mostrada e f é uma função arbitrária contínua em R .
Escreva ∫ ∫ R f x , yd A como uma integral iterada, onde R é a região mostrada e f é uma função arbitrária contínua em R .
Calcule o valor da integral múltipla.int int_D x y d A , o n d e D = {(x , y)| 0 = y = 1 , y^2 = x = y + 2 }
Calcule o valor da integral múltipla. ∫ ∫ D yd A onde D é a região no primeiro quadrante limitada pelas parábolas x = y 2ex = 8 - y 2
Calcule o valor da integral múltipla. ∫ ∫ D y 1 + x 2d A ,o n d eDél i m i t a d op o ry = x , y = 0 , x = 1 é