Dê exemplo (por meio de um gráfico) de uma função f , definida e derivável em R , tal que f ' 0 < f ' ( 1 ) para todo x .

Passo 1

Oi, galerinha! Nessa questão, a genre precisa achar uma função cuja derivada em x = 0 deve ser menor do que em x = 1 .

Para satisfazer essa condição, a gente pode pensar em uma função que tenha uma reta tangente decrescente para x = 0 e positiva para x = 1 .

A ideia é chutar uma função e ver se ela satisfaz essa condição!

Passo 2

Minha escolha vai ser uma parábola com boca pra cima que tem equação:

f x = x 2 - x

Com a ajuda de um gerador gráfico temos o esboço:

Repara que em vermelho temos a reta tangente a f (curva azul) em x = 0 . Essa reta é decrescente.

E em laranja temos a reta tangente a função em x = 1 e ela é crescente. Então a derivada reresentada pela reta laranja é maior do que a derivada representada pela reta vermelha.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

54. A carga elétrica sobre uma superfície esférica escoa a uma taxa proporcional à carga. Inicialmente, a carga elétrica era de 8 coulombs e um quarto escoou em 15 min. Quando restarão apenas 2 coulom
63. Ache o ponto no gráfico de f x = e x para o qual a reta que passa por ele e é tangente ao gráfico passa também pela origem.
61. Um tanque contém 60 litros de água salgada com 120 kg de sal dissolvido. É despejada no tanque água salgada contendo 3 kg de sal por litro, a uma taxa de 2 litros/min. A mistura é agitada para man
48. Prove que o retângulo que tem a base no eixo x e dois vértices na curva y = e - x 2 , terá a maior área possível se os seus vértices estiverem nos pontos de inflexão do gráfico.
Dada f x = x 2 . Use uma calculadora para tabular valores de f 3 + ∆ x - f ( 3 ) ∆ x quando ∆ xé1 ,0,5 ,0,1 ,0,01 ,0,001 , e∆ xé - 1 ,- 0,5 ,- 0,1 ,- 0,01 ,- 0,001 é é . A que f 3 + ∆ x - f ( 3 ) ∆ x