Enunciado

Faça uma correspondência entre a função (a) e seu gráfico (indicado por A-F na página 828), (b) e seus mapas de contorno (indicado por I-VI). Justifique sua escolha.

z = e x cos ⁡ y

Passo 1

Falaaa, meu parceiro. É o seguinte, vamos resolver essa atividade juntos e você vai sair daqui sabendo tudo.

Temos então a função:

z = e x cos ⁡ y

E queremos relacionar qual o gráfico dessa função e qual sua curva de nível, dentre as várias opções que nos foram dadas.

Para escolhermos corretamente qual o gráfico tridimensional dessa função, deveremos analisar o comportamento da mesma em determinados pontos, isso nos dará algumas dicas.

Vamos analisar aqui também o comportamento da nossa função quando y = 0 e x = 0 , isso irá nos ajudar a ver o que acontece nos planos x z e y z .

Passo 2

(a) a função e x cos ⁡ y , em relação à variável x vai de 0 no limite com x → - ∞ e aumenta em toda a sua variação, já em relação a y a função oscila entre positivo e negativo.

Quando y   =   0 , ou seja, os pontos onde a curva encontra o plano x z , temos z = e x , que é uma curva exponencial.

Quando x   =   0 , ou seja, os pontos onde a curva encontra o plano y z , temos z = cos ⁡ y , que é uma curva sinusoidal.

O gráfico que representa esse comportamento é o A.

Passo 3

(b) Para um x   fixo, o gráfico é apenas o de α cos ⁡ y , para algum α que depende de   x   . α x = e x , ou seja, ele aumenta exponencialmente conforme   x   aumenta.

A partir disso, pode-se ver que A é o gráfico correto da função. Projetando os conjuntos de nível do gráfico A, obtemos a seção transversal I V .

Resposta

  1. A
  2. IV
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Exercício de Livro