Enunciado

Um material está sendo escoado de um recipiente, formando uma pilha cônica cuja altura é sempre igual ao raio da base. Se em dado instante o raio é 12   c m , use diferenciais para obter a variação do raio que origina um aumento de 2   c m 3 no volume da pilha.

Passo 1

Bom, pessoal, temos aqui uma clássica questão de taxa de variação! Temos aqui uma superfície cônica com h = r = 12   c m . O volume do cone é igual a:

V = π r 2 h 3 = π r 3 3

Queremos achar a variação do raio que origina uma variação do volume de 2   c m 3 . Para isso, vamos derivar a expressão do volume mostrada acima!

d V = 3 π r 2 3 ∆ r

d V = π r 2 ∆ r

Substituindo os valores dados no enunciado, temos:

2 = π 12 2 ∆ r

∆ r = 2 π 144 = 0,00442   c m

Resposta

A variação do raio é igual a:

∆ r = 0,00442   c m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Suponha que g x = f x . Se f n ( x ) existir e f x ≠ 0 , prove que g n x = f x f xf n ( x )
Dê um exemplo de duas funções f e g , tais que f não seja derivável em g ( 0 ) , g seja derivável em 0 e f ∘ g seja derivável em 0 .
No exercício 61 dos exercícios 3.1 você provou que se f for derivável em a , então f ' a = lim Δ x → 0 ⁡ f a + Δ x - f ( a - Δ x ) 2Δ x Mostre, usando a função valor absoluto, que é possível existir o
Sejam f e g funções cujos domínios são o conjunto de todos os números reais. Além disso, suponha que (i) g x = x f x + 1 ; (ii) g a + b = g a ⋅ g ( b ) para todo a e b ; (iii) lim x → 0 ⁡ f ( x ) = 1
Se f ' ( x 1 ) existir, prove que lim x → x 1 ⁡ x f x 1 - x 1 f ( x ) x - x 1 = f x 1 - x 1 f ' ( x 1 )