Enunciado

Use a série de Maclaurin para c o s   x para calcular c o s   5 ° com precisão de cinco casas decimais.

Passo 1

Oi, galera! Tudo na boa?

A questão quer que a gente ache a série de Maclaurin de c o s   x para calcular c o s   5 ° com 5 casas decimais de precisão.

Achar a série de Maclaurin de uma função é expressá-la como uma soma infinita de termos (série) calculados a partir de suas derivadas em um ponto, que aqui para as séries de Maclaurin é a = 0 . A série de Maclaurin nada mais é que a série de Taylor com a = 0 e é assim:

f x = ∑ n = 0 ∞ f n 0 n ! x n = f 0 + f ' 0 1 ! x + f ' ' 0 2 ! x 2 + …

Para a = 0 , temos as séries de Maclaurin e já temos essas séries tabeladas e prontas para algumas funções na teoria do nosso livro, inclusive com seus raios de convergência R e a função cos ⁡ x é uma delas.

Então o que precisamos fazer aqui é usar a série de Maclaurin de cos ⁡ x e achar o valor de cos ⁡ 5 ° substituindo x = 5 ° (mas vamos ter que passar esse valor para radiano antes), somando os termos até chegarmos em um valor que vai “bater” com o valor real de cos ⁡ 5 ° até a quinta casa decimal.

Vamos pro passo a passo!

Passo 2

Quando usamos a função trigonométrica cos ⁡ x , temos que aplicar os ângulos em radianos. Então vamos começar fazendo a conversão de graus para radianos:

A conversão é feita multiplicando o valor do ângulo com π 180 :

5 ° = 5 π 180 = π 36

Da teoria do nosso livro (Tabela 11 da sessão 10), já temos a série de Maclaurin para c o s x :

c o s x = ∑ n = 0 ∞ - 1 n x 2 n 2 n !

Fazendo x = π 36 , vamos somar o valor de cos ⁡ π 36 que conseguimos somando os 4 primeiros termos da série (estamos usando 4 termos para testar, se não atingirmos a precisão que estamos procurando podemos somar mais termos).

cos ⁡ π 36 = 1 - π 36 2 2 ! + π 36 4 4 ! - π 36 6 6 !   ≈ 0,99619

Passo 3

Como calculando por f x = c o s x , temos que:

cos ⁡ π 36 = 0,9961954 …

Vemos que o valor que encontramos pela série está idêntico ao valor de f π 36 = c o s π 36 até a quinta casa depois da vírgula, então podemos dizer que encontramos o valor de cos ⁡ 5 ° pela série de Maclaurin com 5 casas decimais de precisão.

Resposta

cos ⁡ π 36 = 1 - π 36 2 2 ! + π 36 4 4 ! - π 36 6 6 !   ≈ 0,99619

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um disco uniformemente carregado tem raio R e densidade de carga superficial σ como na figura. O potencial elétrico V no ponto P a uma distância d ao longo do eixo perpendicular central do disco é V =
Use uma série de Maclaurin derivada nesta seção para obter a série de Maclaurin para a função dada . f x = e - x / 2
Use uma série de Maclaurin derivada nesta seção para obter a série de Maclaurin para a função dada . f x = cos 2 ⁡ x
Use uma série de Maclaurin derivada nesta seção para obter a série de Maclaurin para a função dada . f x = x ⋅ t g - 1 x
Use uma série de Maclaurin derivada nesta seção para obter a série de Maclaurin para a função dada . f x = sen ⁡ x x , x ≠ 0 1 , x = 0