A seguinte equação não tem solução analítica embora seja linear.

x ' + x = tan ⁡ ( t ) , x 0 = 0

A solução aproximada, que é pouco precisa para valores altos de t , é:

x t = 1 3 t 3 - t 2 + 3 t - 3 + 3 e - t

Crie um modelo no SIMULINK para resolver esse problema, e compare a solução com a solução aproximada em 0 ≤ t ≤ 1 .

Passo 1

Neste exercício, vamos solucionar a EDO usando o SIMULINK e vamos comparar a solução com a solução aproximada.

Para resolver uma equação diferencial pelo SIMULINK, a dica é “isolar” a derivada da EDO. Por isso, vamos rearranjar a EDO para:

x ' = tan ⁡ ( t ) - x

Desta forma, podemos imaginar: “a derivada é igual a quê?”, localizando onde colocaremos o bloco “Integrator” que nos dará x ( t ) .

Vamos enviar a solução da EDO para um bloco “To Workspace”, para que possamos plotar o resultado junto com a solução aproximada usando o Command Window do MATLAB.

Passo 2

Sabemos que a derivada é igual a tan ⁡ ( t ) - x , por isso, vamos começar montando o lado direito da equação. Para criar o termo t a n ( t ) , vamos precisar de dois blocos novos: um bloco “Clock” e um bloco “Trigonometric Function”.

Vá à biblioteca “Sources”, encontre o bloco “Clock” e insira-o em um novo modelo. O bloco “Clock” fornece o tempo de simulação, de forma que podemos usá-lo para construir funções dependentes do tempo. Em outras palavras, ele representará o t de t a n ( t ) .

O bloco “Trigonometric Function pertence à biblioteca “Math Operations” e ele calcula a função trigonométrica de seu sinal de entrada. Insira um desses blocos no modelo e conecte sua entrada à “Clock”:

Para transformar o “Trigonometric Function” em uma função tangente, clique duas vezes sobre ele para acessar suas propriedades. A propriedade “Function”, destacada abaixo, contém uma lista de funções trigonométricas. Selecione a opção tan e clique em “OK”.

Note que o bloco “Trigonometric Function” mudou de cara:

Passo 3

Para fazer a diferença tan ⁡ ( t ) - x , insira um bloco “Add” e altere o parâmetro “List of signs” (destacado abaixo), para que uma das entradas de “Add” tenha um sinal negativo, para receber o x . Conecte a saída de “Trigonometric Function” à entrada com sinal + de “Add”:

Faremos com que a saída de “Add” seja igual a tan ⁡ ( t ) - x . E tan ⁡ ( t ) - x é igual a o quê? A x ’ ! E é x ’ que devemos integrar para encontrar x ( t ) . Por isso, insira um bloco “Integrator”, pertencente à biblioteca “Continuous”, à direita de “Add” e conecte sua entrada à saída de “Add”, como na figura abaixo:

Como a condição inicial da EDO é nula, não precisamos mexer nos parâmetros de “Integrator”, pois o padrão do bloco é ter condição inicial nula.

Passo 4

A saída de “Integrator” será x ( t ) , a solução da nossa EDO. Como queremos gerar o gráfico dela no MATLAB (pois ficará mais fácil de plotar a solução encontrada no SIMULINK com a solução aproximada), vamos inserir um bloco “To Workspace”. Este bloco serve para levar para o “Workspace” do MATLAB os resultados da simulação, permitindo manipulá-los no “Command Window”. Conecte a saída de “Integrator” a entrada de “To Workspace”:

Se você quiser, você pode alterar o nome da variável que receberá o resultado da simulação no “Workspace” do MATLAB, clicando duas vezes sobre o bloco “To Workspace” e mexendo na propriedade “Variable name”. Eu fiz com que minha variável se chamasse x _ s i m .

Agora que temos x , podemos fechar nosso diagrama, conectando a entrada com sinal de de “Add” com a seta entre “Integrator” e “To Workspace”:

Passo 5

Troque o tempo de simulação para 1 e rode o programa. Vá ao MATLAB e olhe o “Workspace”. Você verá que apareceram duas variáveis: t o u t e x _ s i m , que estão aí graças ao bloco “To Workspace”. t o u t é um vetor que contém o tempo de simulação, indo de 0 a 1 . Já x _ s i m contém o resultado da simulação do SIMULINK.

Para gerar o gráfico com a solução da EDO obtida pelo SIMULINK e a solução aproximada, abra um script novo no MATLAB e digite as seguintes linhas de código:

Na primeira linha, criamos um vetor t igual ao vetor t o u t .

Na segunda linha, calculamos x t = 1 3 t 3 - t 2 + 3 t - 3 + 3 e - t para cada elemento do vetor t e armazenamos o resultado no vetor x _ a p .

Finalmente, na última linha, plotamos as curvas da solução obtida pelo SIMULINK e da solução aproximada. Execute o script e você terá o gráfico.

Quando você executar o programa, o MATLAB vai te pedir para salvar o script. Se for salvá-lo na mesma pasta onde está o arquivo do seu modelo SIMULINK, dê um nome diferente, para não haver conflito.

Resposta

A curva azul é a solução obtida pelo SIMULINK e a curva vermelha, a solução aproximada.

Exercícios Resolvidos de EDOs no SIMULINK

Ver Teoria