13.15E Um oscilador amortecido definido pelos parâmetros , oscila livremente. A) Que fração de sua energia o oscilador perde em cada ciclo? B) em quantos ciclos o oscilador perde a metade de sua energia inicial? C) Qual é o fator de qualidade do oscilador?
Passo 1
Show de bola galera, vimos que quando temos um oscilador amortecido. E nesse caso a energia mecânica do sistema é dada pela equação:
Ou também podemos expressar como:
Isso quer dizer que a energia mecânica do sistema no tempo , , é proporcional a energia do momento inicial de acordo com um fator . Em outras palavras, temos que o responsável direto por diminuir a energia mecânica é o fator . Pois então bora analisar ele.
Passo 2
Como queremos o fator de decaimento para cada ciclo, temos que o tempo será o tempo total de um ciclo , onde esse período é dado pela expressão:
Portanto, nosso fator de decaimento pode ser reescrito como:
Logo:
Ou seja, a cada ciclo, a energia mecânica está sendo multiplicada por , assumindo do seu valor inicial, quer dizer que ela diminui uma fração de:
Passo 3
Iradoso, agora pra gente descobrir quantos ciclos vai levar para diminuir a energia mecânica inicial pela metade, devemos lembrar que energia inicial é , enquanto a energia mecânica depois de um certo tempo pe:
Então temos a igualdade:
E como queremos o número de ciclos que ele perde essa energia, temos que:
Então esse será o nosso tempo gasto, tal que:
E agora isolando o , temos que:
Portanto, temos que o número de ciclos, será:
Passo 4
E agora na letra (C) queremos o fator de qualidade, que na verdade é dado pela fórmula:
Então: