41. Um projétil é lançado da Terra na direção e no sentido do movimento terrestre em torno do Sol. Qual é o valor mínimo de velocidade que o projétil necessita ter com relação à Terra a fim de escapar do Sistema Solar? Despreze a rotação da Terra.
Dica: Este problema pode ser dividido em três partes. Primeiro, encontre a velocidade que um projétil precisa possuir, à distância da Terra, para escapar do Sol. Transforme essa velocidade para o sistema de referência da Terra e, depois, determine o valor de velocidade que o projétil precisa ter no lançamento a fim de estar com aquele valor de velocidade quando estiver muito distante da Terra
Passo 1
O enunciado já nos dar uma colinha do que precisamos encontrar antes do resultado.
Primeiro ele fala para achar a velocidade que um projétil precisa, à distância da Terra, para escapar do Sol e para isso vamos fazer uso da conservação de energia.
Depois, transformar essa velocidade para o sistema de referência da Terra onde vamos ver que essa velocidade encontrada na primeira parte é a soma de outras duas velocidades.
E aí sim teremos como conseguir o nosso resultado, então, vamos lá!
Passo 2
Seguindo a dica do enunciado vamos achar a velocidade que um projétil precisa, à distância da Terra, para escapar do Sol, ou seja, nós queremos descobrir quem é .
Vamos então usar a conservação de energia para o projétil:
Quando o objeto escapar não terá mais uma energia potencial já que ele irá sair do “domínio” do Sol, então:
Onde é a massa do projétil, é a massa do Sol e é distância do Sol a órbita circular que a Terra está. Resolvendo isso teremos:
Mas não é isso que o exercício pede, então vem comigo!
Passo 3
O exercício quer o valor mínimo de velocidade que o projétil necessita ter com relação à Terra a fim de escapar do Sistema Solar. Sendo assim ele quer a velocidade lançamento .
E como vamos achar essa velocidade? Bom, a velocidade total do projétil é a soma da velocidade de lançamento com a velocidade da Terra.
Temos mas precisamos e tem uma forma simples de achá-la.
Passo 4
A velocidade da Terra em sua órbita é encontrada da seguinte forma:
Tanto quanto são valores tabelados, então:
Agora nos falta substituir os valores da equação do passo anterior.
Passo 5
Fazendo a substituição:
Ou seja:
Resposta