Enunciado

A amplitude de um oscilador diminui para 36,8 % de seu valor inicial em 10,0   s . Qual é o valor da constante de tempo?

Passo 1

A equação da onda de uma onda subamortecida tem uma forma de:

x t = A e -   b t 2 m cos ⁡ ω t + ϕ 0

Onde a amplitude da onda pode ser interpretada como:

A t = A e -   b t 2 m

Pois A é o valor de A ( t ) no tempo t = 0 , então é a amplitude inicial e o termo cos ⁡ ω t + ϕ 0 nos diz mais respeito em relação a frequência dessa onda, ela não altera a amplitude da onda.

Passo 2

Então se temos 36.8 % da amplitude em t = 10   s então:

0.368 A = A e -   10 b 2 m

Onde a constante de tempo desse sistema amortecido é dado por:

τ = m b

Logo:

0.368 = e -   5 τ

Aplicando l n nos dois lados teremos:

ln ⁡ 0.368 = - 5 τ

τ = - 5 ln ⁡ 0.368 = 5   s

Resposta

5   s

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma placa retangular uniforme é articulada em torno de um eixo horizontal que atravessa um de seus vértices conforme mostrado. Determine a frequência natural ω n para pequenas oscilações.
Desenvolva a equação diferencial para pequenas oscilações do pêndulo sob a ação das molas e determine o período τ . A posição de equilíbrio é vertical como indicada. A massa da haste é desprezível.
Determine a frequência natural f n para pequenas oscilações no plano vertical em torno do mancal O para o disco semicircular de raio r .
A placa quadrada fina está suspensa por uma cavidade (não mostrada) que se encaixa na pequena esfera de fixação em O . Se a placa é levada a oscilar em torno do eixo A - A , determine o período para p
Se a placa quadrada do Prob. 8/80 é levada a oscilar em torno do eixo B - B , determine o período para pequenas oscilações.Imagem do Prob. 8/80: