Enunciado
Física - Young and Freedman - Vol 2- Ed: 12º - Capítulo 13.Problemas - Ex. 95
95. Uma barra uniforme de comprimento oscila com ângulos pequenos em torno de um ponto situado a uma distância do seu centro de massa. Prove que a frequência angular é . Prove que sua frequência angular máxima ocorre quando . Qual é o comprimento da barra quando a frequência angular máxima é igual a ?
Passo 1
Nessa situação, temos um pêndulo físico, para mostrar que a frequência dele é dada da forma mostrada no enunciado, vamos usar a fórmula padrão de da frequência angular de um pêndulo físico, que é:
O valor de já temos que é , temos que achar o momento de inércia , para isso usaremos o teorema do eixo paralelo para encontrar o momento em relação ao eixo que passa pelo ponto onde o pêndulo está preso.
Para provar que a frequência angular máxima ocorre no ponto dado pelo enunciado, vamos usar truques do cálculo ao nosso favor, vamos derivar a fórmula da frequência angular que encontramos e verificar se , faz com que essa derivada seja zero, se fizer temos o que queríamos.
E para resolver o item , só teremos que isolar o na fórmula da frequência angular que temos e depois substituir os valores que o enunciado nos deu.
Passo 2
Agora vamos usar o teorema dos eixos paralelos para encontrar o momento de inercia em relação ao eixo no qual a barra está presa.
Temos que:
O que é em relação ao centro de massa, é dado por:
Temos que , já que é é a distância entre os eixos que passa no centro de massa e no ponto onde o pêndulo é preso, então temos que:
Passo 3
Agora vamos pegar a fórmula de frequência angular dada no enunciado e vamos substituir o que conhecemos nela, temos:
Pronto, chegamos onde queríamos.
Passo 4
Agora vamos derivar a expressão que temos de frequência angular e provar o que é pedido no item , temos:
Fazendo:
Então derivando ficamos com:
Agora vamos igualar o termo entre parêntese a e ver se encontramos , então:
Assim:
Multiplicando os dois lados por , temos:
Então encontramos que:
Logo esse ponto é um ponto de máximo.
Passo 5
Agora, vamos pegar a fórmula de frequência angular isolar , temos:
Agora temos que substituir e como estamos na amplitude máxima temos , assim:
Assim, temos que:
Resposta
é o ponto que faz ser máximo