Na Fig. 15-40, o pêndulo é formado por um disco uniforme de raio e de massa preso a uma barra homogênea de comprimento e de massa. (a) Calcule o momento de inércia em relação ao ponto de suspensão. (b) Qual é a distância entre o ponto de suspensão e o centro de massa do pêndulo? (c) Calcule o período de oscilação.
Passo 1
Pra calcular o momento de inércia com relação ao ponto de suspensão, a gente precisa saber calcular o momento de inércia de um disco e de uma barra com relação ao seus respectivos centros de gravidade. Depois, a gente usa o teorema dos eixos paralelos pra calcular o momento de inércia com relação ao ponto de suspensão. Vamos fazer isso então.
O momento de inércia de um disco uniforme com relação ao seu centro é
onde é a massa do disco e é seu raio. O disco deste problema rotaciona em torno de um ponto situado a uma distância de de seu centro, onde é o tamanho da barra. Então, de acordo com o teorema dos eixos paralelos, seu momento de inércia é:
Analisando agora a barra, ela seu momento de inércia com relação a sua extremidade vale
onde é sua massa. Logo, o momento de inercia total, composto pelo disco e pela barra é
Passo 2
Colocando a origem no ponto de sustentação, escrevemos primeiro a distancia entre esse ponto e o centro do disco:
O Centro de massa da barra dista do ponto de sustentação de:
Ambos os centro de massa estão na mesma linha. A distância do ponto de sustentação e o centro de massa do pêndulo é dado pela seguinte equação:
Passo 3
Pra calcular o período de oscilação, a gente usa a equação abaixo
Resposta
(a)
(b)
(c)