No final de suas vidas úteis, vários grandes satélites terrestres foram manobrados de forma a queimarem na entrada da atmosfera terrestre. Estas manobras têm sido feitas cuidadosamente, para que fragmentos grandes não atinjam áreas populadas. Você está encarregado de um desses projetos. Supondo que um satélite de interesse possua autopropulsão, para onde você dispararia os foguetes para provocar uma queima rápida e o início de sua queda em espiral? O que aconteceria à energia cinética, à energia potencial gravitacional e à energia mecânica total após a queima na aproximação do satélite à Terra?
Passo 1
Bom, a gente quer diminuir a velocidade do satélite, de forma que a velocidade dele não seja capaz de sustentar a sua órbita. Por isso, para diminuir ao máximo a velocidade do satélite, a gente vai ter que atirar os foguetes na direção oposta à velocidade inicial do foguete. Sacou?
Passo 2
Conforme ele cai, a energia potencial gravitacional diminui porque a altura diminui. A energia mecânica total vai diminuir, porque parte dela vai ser perdida pelo atrito com a atmosfera. A energia cinética vai aumentar, até o momento em que o corpo entra na atmosfera, pois a partir daí ele desacelera com o atrito.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)