Vários planetas (Júpiter, Saturno, Urano) possuem anéis, talvez formados por fragmentos que não chegaram a formar um satélite. Muitas galáxias também contêm estruturas em forma de anel. Considere um anel fino homogêneo de massa e raio externo . (a) Qual é a atração gravitacional que o anel exerce sobre uma partícula de massa localizada no eixo central, a uma distância do centro? (b) Suponha que a partícula do item (a) seja liberada a partir do repouso. Com que velocidade a partícula passa pelo centro do anel?
Passo 1
Precisamos calcular o campo gravitacional gerado pelo anel em um certo ponto do eixo que passa pelo centro do anel.
Vamos começar com um argumento de simetria. Sabemos que a força gerada pelo anel vai estar na direção do eixo , apontando para o centro do anel, pois as forças em todas as outras direções se cancelam.
Ou seja, já sabemos a direção e o sentido da força, resta calcular o módulo.
Passo 2
Agora vamos considerar um pedaço bem pequeno do anel. Por exemplo, qual é a distância entre o centro da partícula e a ponta da seta que indica o raio na figura?
Pelo teorema de Pitágoras:
E vamos supor que a massa desse “pedacinho” do anel seja , e entre ele e a partícula esteja um pedacinho da energia potencial:
Como a distância entre qualquer ponto do anel e a partícula é o mesmo, todas as grandezas na fórmula acima são constantes, então a energia potencial total é:
Obs.: Outra forma de ver isso é integrar ambos os lados da equação. A integral de será e a integral de será , já que todos os outros parâmetros são constantes.
Passo 3
Agora vamos lembrar de outra fórmula importante. Quando estamos em um único eixo:
Derivando:
Como só estamos interessados no módulo da força:
Pronto, essa é a resposta da letra (a).
Passo 4
Se a partícula de massa é liberada a partir do repouso, queremos saber com que velocidade ela chega ao centro do anel.
Como a força sobre esse massa depende da distância , vamos ter que a aceleração não é constante, assim vamos ter que fazer essa questão por conservação de energia mecânica!
A energia mecânica inicial será
Lembrando que ela foi liberada do repouso, então a energia cinética é nula.
Ao passar pelo centro do anel a energia mecânica será
Atenção, que no centro do anel a energia potencial não é nula, hein!
Passo 5
Fazendo a conservação de energia mecânica
Resposta
(a)
(b)